Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

China impõe medidas antidumping ao vinho australiano

A China intensificou hoje a pressão sobre a Austrália com a imposição de punições antidumping sobre vinhos importados do país, no mais recente sinal da crescente tensão diplomática entre os parceiros comerciais.

China impõe medidas antidumping ao vinho australiano
Notícias ao Minuto

06:42 - 27/11/20 por Lusa

Mundo Vinho

Em comunicado, o Ministério do Comércio da China disse que uma investigação preliminar revelou que a indústria vinícola chinesa sofreu "danos materiais", como resultado do dumping praticado pelo vinho australiano.

O dumping define-se como a prática de preços de venda abaixo do valor normal, ou seja, preços abaixo do custo produção ou de aquisição, com o objetivo de prejudicar a concorrência.

A partir de sábado, as alfândegas chinesas vão impor sobretaxas entre 107,1% e 212,1% ao vinho oriundo da Austrália, detalhou o mesmo comunicado.

A Austrália garantiu hoje que vai "defender ardentemente" o seu setor vitivinícola contra as medidas impostas por Pequim.

O Ministro da Agricultura australiano disse que pretende apresentar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

"O Governo australiano defenderá vigorosamente o setor" contra esta decisão, declarou David Littleproud, que pretende "esgotar todos os meios (de recurso) possíveis através da OMC".

Em agosto, o Ministério do Comércio chinês anunciou o lançamento de investigações visando vinhos australianos importados ao longo de 2019, face às tensões crescentes entre a China e a Austrália.

As relações entre Pequim e Camberra deterioraram-se desde que o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, se aliou aos Estados Unidos, em abril passado, no apelo por uma investigação internacional sobre as origens do novo coronavírus.

No final de abril, o embaixador chinês em Canberra, Cheng Jingye, alertou que o pedido da Austrália poderia levar a um boicote por parte dos consumidores chineses.

"Talvez as pessoas se questionem ?por que devemos beber vinho australiano? Comer carne australiana?", disse, numa ameaça velada.

As exportações de vinho australiano para o país asiático ascenderam a 1,25 bilhão de dólares australianos (760 milhões de euros), no ano passado, de acordo com Canberra. É o maior mercado de exportação daquele produto.

A China, o principal parceiro comercial da Austrália, já restringiu as importações de carne bovina australiana, impôs tarifas sobre a cevada australiana e desencorajou os seus cidadãos de visitarem o país.

Leia Também: Exportações de vinhos portugueses sobem 2,4% para 590 ME até setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório