Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Crise de visons. Emocionada, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa

A Dinamarca decidiu abater milhões de visons por causa de receios de uma mutação do coronavírus nestes animais.

Crise de visons. Emocionada, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa
Notícias ao Minuto

17:54 - 26/11/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Foi com lágrimas nos olhos que a primeira-ministra dinamarquesa pediu desculpa pela forma como foi gerida a crise dos visons no país.

Recorde-se que a Dinamarca decidiu abater milhões de visons por causa de receios de uma mutação do coronavírus nestes animais. Agora, estes estão a emergir das valas onde foram enterrados, situação essa que preocupa a população.

Esta quinta-feira, após uma visita a uma fazenda de visons, que perdeu a sua criação devido a essa ordem do governo, Mette Frederiksen reconheceu, em declarações aos jornalistas, que "erros foram cometidos". "Acho que há motivos para pedir desculpa pelo processo", disse, de acordo com um vídeo divulgado por um canal do país.

"É importante lembrar que a culpa não é dos criadores, é da Covid-19", disse a primeira-ministra, visivelmente emocionada.

O ministro da Agricultura e Alimentação, Mogens Jensen, demitiu-se na passada semana, após semanas de polémica desde que a ordem para abate foi dada. O governo dinamarquês reconheceu que não tinha base legal para decretar essa medida.

Leia Também: Detetados casos de Covid-19 em fazenda de criação de visons na Polónia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório