Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Crise de visons. Emocionada, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa

A Dinamarca decidiu abater milhões de visons por causa de receios de uma mutação do coronavírus nestes animais.

Crise de visons. Emocionada, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa

Foi com lágrimas nos olhos que a primeira-ministra dinamarquesa pediu desculpa pela forma como foi gerida a crise dos visons no país.

Recorde-se que a Dinamarca decidiu abater milhões de visons por causa de receios de uma mutação do coronavírus nestes animais. Agora, estes estão a emergir das valas onde foram enterrados, situação essa que preocupa a população.

Esta quinta-feira, após uma visita a uma fazenda de visons, que perdeu a sua criação devido a essa ordem do governo, Mette Frederiksen reconheceu, em declarações aos jornalistas, que "erros foram cometidos". "Acho que há motivos para pedir desculpa pelo processo", disse, de acordo com um vídeo divulgado por um canal do país.

"É importante lembrar que a culpa não é dos criadores, é da Covid-19", disse a primeira-ministra, visivelmente emocionada.

O ministro da Agricultura e Alimentação, Mogens Jensen, demitiu-se na passada semana, após semanas de polémica desde que a ordem para abate foi dada. O governo dinamarquês reconheceu que não tinha base legal para decretar essa medida.

Leia Também: Detetados casos de Covid-19 em fazenda de criação de visons na Polónia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório