Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Covid? Definidos grupos para vacinação; Marcelo recebeu Pfizer

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Covid? Definidos grupos para vacinação; Marcelo recebeu Pfizer

Depois de algumas pausas forçadas, nomeadamente devido ao Novo Banco, foi aprovado, hoje, em plenário da Assembleia da República, o Orçamento do Estado para 2021 em votação final global, graças ao voto a favor do PS e à abstenção de PCP, PEV, PAN e das duas deputadas não inscritas.

À saída da AR, o primeiro-ministro reagiu à aprovação, agradecendo "aos que não desertaram perante as dificuldades da crise e se empenharam em prosseguir o diálogo com o Governo", e deixou um recado: "Tudo faremos para que aqueles que quiseram brincar com o fogo não queimem o país".

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 82 mortos e 6.383 infetados com Covid-19, de acordo com o mais recente balanço divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que aponta também para uma descida nos internamentos em enfermaria e UCI. Em termos acumulados, o nosso país soma 4.209 vítimas mortais e 280.394 infetados.

Nelson de Souza, ministro do Planeamento, testou positivo à Covid-19 e está em isolamento profilático desde sábado. O ministro foi testado na quarta-feira à noite e o resultado positivo foi hoje conhecido.

Pode acompanhar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h58 - Kamala Harris telefona a enfermeira para lhe agradecer combate à Covid-19. Vice-presidente eleita dos Estados Unidos, telefonou, esta quinta-feira, a Talisa, uma enfermeira de Chicago para lhe agradecer o que tem feito no combate contra a Covid-19. A Democrata partilhou as imagens na sua conta oficial de Twitter.

23h42 - Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos. O país anunciou hoje que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a Covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a pandemia.

23h39 - 'Mayor' pede desculpa por viajar após pedir a cidadãos que não o fizessem. O autarca de Denver sentiu necessidade de se explicar e pedir desculpa após ter viajado para o Mississippi para o Dia de Ação de Graças, apesar de ter apelado aos cidadãos que não o fizessem devido ao novo coronavírus.

Michael Hancock disse que tomou a decisão de sair da cidade porque a sua mulher e filha estavam lá. "À medida que o feriado se aproximava, decidi que seria mais seguro viajar para os ver, do que ao contrário", esclareceu, na quarta-feira.

23h24 - Não se esqueça da máscara. "O uso de máscara é uma medida preventiva fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão do vírus", recorde a Direção-Geral da Saúde (DGS).

23h18 - Os membros da realeza que já estiveram infetados com Covid-19. O vírus mais temido do mundo já 'assombrou' as vidas de vários rostos da realeza. Conheça-os nesta galeria.

22h54 - Pandemia muda hábitos no feriado mais movimentado do ano nos EUA. A pandemia propagou-se a todo o planeta e também impregnou as tradições, nomeadamente o Dia de Ação de Graças nos EUA, que se realiza hoje, obrigando a outras logísticas para celebrar um dos feriados mais importantes do país.

22h25 - Brasil reporta 37.614 novos casos de Covid-19 e mais 691 mortes. O Ministério da Saúde do Brasil reportou, esta quinta-feira, 37.614 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 6.204.220. O país contabiliza um total de 171.460 vítimas mortais, um aumento de 691 face a ontem.

22h09 - Lar da Misericórdia de Pernes: O principal surto de Santarém com 57 casos. O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Santarém, tem 57 pessoas infetadas com o novo coronavírus, sendo este o surto com maior número de casos no concelho de Santarém.

22h01 - Alcoutim voltou a ficar sem casos ativos de Covid-19. Alcoutim, que registou o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus volvidos mais de seis meses do início da pandemia, volta agora a registar nenhum caso ativo da doença. O município do nordeste algarvio registou, até ao momento, três óbitos relacionados com a infeção pelo novo coronavírus

21h28 - AstraZeneca avança com ensaio adicional para validar eficácia da vacina. A farmacêutica AstraZeneca vai realizar um "estudo adicional" para validar os resultados da eficácia da sua vacina contra o novo coronavírus, depois de ter revelado que houve mudanças imprevistas na dosagem no primeiro ensaio.

21h12 - Já estão definidos os grupos para vacinação contra a Covid-19. Os critérios da vacinação contra a Covid-19 já estão concluídos, noticia a SIC Notícias, dando conta que o primeiro grupo a ser vacinado será o das pessoas entre 50 e os 75 anos com doença muito grave. Fique a par nesta peça.

21h00 - Passageiros que tiveram Covid podem ser impedidos de entrar nos Açores. Apesar de terem alta médica, passageiros curados têm de se submeter a testes que podem ter, durante meses, resultado positivo. O novo Governo regional, que entrou esta semana em funções, garante que está a ser feito "tudo" para alterar o decreto regulamentar para que entre em vigor já no próximo sábado, dia 28 de dezembro. Até lá, há quem possa ficar em terra.

20h28 - Madeira regista 12 novos casos e 182 situações suspeitas. A Madeira registou hoje 12 novos casos de Covid-19, nove recuperações e 182 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 172.

20h18 - Presidente da República recebeu a Pfizer Portugal. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, em audiência no Palácio de Belém, o Diretor-Geral da Pfizer Portugal, Paulo Teixeira, "tendo sido abordada a vacina que têm vindo a desenvolver contra o SARS-CoV-2", pode ler-se em nota publicada no site da Presidência.

"Ainda no contexto da luta contra a Covid-19, o Chefe de Estado já havia recebido, esta semana, as empresas farmacêuticas Gilead Sciences Portugal e Moderna Therapeutics", acrescenta-se.

20h14 - Testou positivo à Covid-19? Então "siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde: mantenha-se em casa e não receba visitas. Cuidar de si é cuidar de todos", recorda o Serviço Nacional de Saúde no Twitter.

20h03 - Há 336 casos positivos entre reclusos e trabalhadores ligados às prisões. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) contabilizou hoje 336 casos positivos ao novo coronavírus entre reclusos (259), trabalhadores do quadro (67) e de empresas externas (10), não havendo casos nos Centros Educativos.

19h49 - PSD quer conhecer plano de vacinação o quanto antes. O grupo parlamentar do PSD criticou hoje o Governo por "só agora" determinar a elaboração de um plano de vacinação contra a Covid-19, exigindo que o executivo socialista divulgue esta estratégia assim que o documento "seja aprovado".

19h38 - Surto de Covid-19 no lar da Santa Casa de Misericórdia de Fão. Em declarações à Lusa, Benjamim Pereira assegurou que "estão a ser tomadas todas as medidas necessárias", entre as quais a deslocação de idosos daquele lar, que tem a capacidade para 95 utentes.

19h22 - Misericórdia de Barcelos com 74 infetados em dois lares. Em nota publicada na sua página na internet, a Misericórdia especifica que um dos surtos ativos se regista no Lar Rainha D. Leonor, com 38 utentes e 12 colaboradores com resultados positivos. O outro surto regista-se no Lar da Misericórdia, com 16 utentes e oito colaboradores infetados.

19h16 - Espanha reporta 12.289 novos contágios e mais 337 óbitos. Espanha reportou, esta quinta-feira, 12.289 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado de casos para 1.617.355. Desde o início da pandemia, morreram 44.374 pessoas, um aumento de 337 face a ontem.

18h53 - França registou 13.563 casos de Covid e mais de 300 mortes no último dia. De acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pela Direção-Geral de Saúde francesa, o país registou 13.563 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Este número é ligeiramente inferior ao de ontem (16.282).

18h49 - Turquia regista 174 mortes, o dobro das contabilizadas há duas semanas. A Turquia registou 174 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, o dobro de há duas semanas, depois de vários dias de crescimento da curva de mortalidade devido à doença viral.

18h37 - SNS deixa mensagem aos portugueses. "Obrigado pelo seu esforço no cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19. A responsabilidade individual é essencial neste combate. Proteja-se e ajude os profissionais de saúde". Veja a publicação.

18h22 - Vésperas de feriados: CGTP exige pagamento a pais que fiquem com filhos. A CGTP exigiu hoje ao Ministério do Trabalho que dê orientações à Segurança Social e às empresas para garantir o pagamento aos pais que faltem ao trabalho em 30 de novembro e 7 de dezembro para ficar com os filhos.

18h14 - AR debate e vota provável prolongamento da Emergência dia 4 de dezembro. A Assembleia da República vai debater e votar o provável prolongamento do Estado de Emergência num plenário agendado para 4 de dezembro, à tarde, decidiu hoje a conferência de líderes parlamentares.

Nesta segunda vaga da pandemia de Covid-19, o país está em estado de emergência desde 9 de novembro e pelo menos até 8 de dezembro, tendo vários responsáveis políticos já apontado como provável o prolongamento deste quadro legal.

18h05 - INEM tem 18 profissionais infetados e 39 de quarentena. O INEM tem 18 profissionais infetados com o novo coronavírus e 39 em isolamento profilático, o registo mais elevado desde o início da pandemia de Covid-19, indicou hoje aquele instituto.

18h03 - UE respondeu melhor à crise económica da pandemia do que à de 2008. A União Europeia deu uma resposta mais forte aos impactos económicos causados pela pandemia de Covid-19 do que a crises passadas, afirmou Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro de Portugal.

17h54 - Crise de visons. Emocionada, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa. Foi com lágrimas nos olhos que a primeira-ministra dinamarquesa pediu desculpa pela forma como foi gerida a crise dos visons no país. Recorde-se que a Dinamarca decidiu abater milhões de visons por causa de receios de uma mutação do coronavírus nestes animais. Agora, estes estão a emergir das valas onde foram enterrados, situação essa que preocupa a população.

17h46 - "Cuidar de si é cuidar de todos". Siga estas regras e fique com a mensagem do ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, o primeiro membro do Governo a ser infetado com o novo coronavírus

17h37 - Açores com 37 novos casos e uma morte após seis meses sem óbitos. As 1.654 análises realizadas nas últimas 24 horas nos laboratórios de referência dos Açores diagnosticaram 37 casos positivos de Covid-19, segundo a autoridade de saúde, dando conta de um novo óbito, depois de seis meses sem registo de mortes.

17h29 - Unidade de retaguarda do Alto Minho recebe infetados nos próximos dias. O presidente da comissão distrital da proteção civil de Viana do Castelo estimou hoje para os "próximos dias" o internamento de infetados com Covid-19 na estrutura de retaguarda daquela cidade face ao aumento "exponencial" de casos.

17h06 - Setor automóvel reclama apoios perante quebras de 35% até outubro. A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostrou-se hoje descontente perante a ausência de apoios, inscritos no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), para o setor, que registou quebras superiores a 35% até outubro.

16h50 - Como vai ser o Natal? Boris Johnson responde a carta de menino preocupado. Monti tem oito anos e estava preocupado com a celebração da quadra em ano de Covid-19. Por isso, enviou uma carta ao primeiro-ministro britânico para tirar as duas dúvidas. Boris Johnson fez questão de não deixar a criança sem resposta.

16h44 - Reino Unido regista 498 mortes, menos 200 do que na véspera. O Reino Unido registou 498 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, menos 200 do que na véspera, e 17.555 novas infeções, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

16h24 - Itália regista 29.003 casos de Covid-19 e 822 óbitos em 24 horas. Desde o início da pandemia em Itália, 1.509.875 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, um aumento de 29.003 contágios nas últimas 24 horas. Em termos de mortes, foram registadas 822 no último dia, elevando o total acumulado para 52.850.

15h58 - "Espero que esta não seja a última coisa que vê". Vídeo mostra aquelas que serão as últimas imagens de uma vítima mortal de Covid-19. "Não queira passar por isto", diz médico que lida diariamente com a pandemia. Veja aqui.

15h42 - Escola de 1.º ciclo encerrada em Sobral de Monte Agraço. A escola do 1.º ciclo de Pero Negro, em Sobral de Monte Agraço, está encerrada e os cerca de quarenta alunos estão em casa de quarentena, depois de terem surgido quatro infetados pela Covid-19, disse hoje o diretor.

15h35 - Número de internamentos desce pelo segundo dia consecutivo. O número de doentes com Covid-19 internados nos hospitais portugueses baixou hoje pelo segundo dia consecutivo, totalizando agora 3.192 internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico diário indica que, nas últimas 24 horas, estavam menos 59 pessoas internadas, tendo também o número de internamentos baixado no dia anterior ao registaram-se menos 24.

15h24 - Evolução da pandemia em Chaves "inspira muita preocupação". O presidente da Câmara de Chaves disse hoje que a pandemia de covid-19 naquele concelho "inspira muita preocupação" e pediu um "compromisso ainda maior" por parte da população para conter o aumento de casos.

15h20 - Recordamos o boletim epidemiológico desta quinta-feira. Portugal regista, hoje, mais 82 mortos e 6.383 infetados com Covid-19, de acordo com o mais recente balanço divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Em termos acumulados, o país soma 4.209 vítimas mortais e 280.394 infetados.

15h13 - "Tudo faremos" para que quem quis "brincar com fogo não queime o país". António Costa reagiu à aprovação do Orçamento do Estado para 2021 e agradeceu "aos que não desertaram". A legislatura de "contas certas" foi "dramaticamente interrompida por esta pandemia que nos atingiu em março. O país tem estado em luta, procurando assegurar as melhores condições de resposta", revelou.

15h10 - Boa tarde! Iniciamos aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Para ler as notícias desta manhã, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório