Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade alemã compila maior lista das plantas do mundo

O Jardim Botânico da Universidade de Leipzig, Alemanha, compilou a até agora maior e mais completa lista de nomes científicos de todas as espécies de plantas conhecidas no mundo, com mais de um milhão de nomes.

Universidade alemã compila maior lista das plantas do mundo
Notícias ao Minuto

10:30 - 26/11/20 por Lusa

Mundo Alemanha

A informação foi hoje divulgada pela instituição, segundo a qual a investigação foi conduzida pelo curador do Jardim Botânico, Martin Freiberg, que produziu o Catálogo de Plantas Vasculares de Leipzig, atualizando e aumentando os conhecimentos existentes sobre as espécies de plantas.

O novo catálogo, salienta a instituição na informação agora divulgada, pode substituir o "The Plant List", o catálogo criado pelo jardim botânico de Londres ("Royal Botanic Gardens") e que tem sido até agora a referência mais importante para os investigadores de plantas.

"No meu trabalho diário, no Jardim Botânico, deparo-me com nomes de espécies que não são claros, onde as listas de referência existentes têm lacunas. Isso implica sempre a uma investigação adicional, que me afasta do real trabalho e acima de tudo limita a fiabilidade dos resultados da investigação", disse Martin Freiberg, citado num comunicado da universidade alemã.

O catálogo, o maior do mundo, tem 1.315.562 nomes científicos de plantas. A informação foi compilada a partir de bases de dados e foi normalizada e harmonizada, de acordo com os melhores critérios possíveis, adianta a universidade.

O trabalho de Martin Freiberg teve por base 4.500 outros estudos e harmonizou discrepâncias, como diferentes ortografias e sinónimos, além de acrescentar às listas existentes milhares de novas espécies, que foram identificadas nos últimos anos, especialmente graças aos avanços nas técnicas de análises genéticas moleculares.

O catálogo tem ao todo 351.180 espécies de plantas vasculares (as que possuem vasos condutores de seiva, sendo as que não possuem plantas avasculares) e 6.160 híbridos naturais, divididos por 13.460 géneros, 564 famílias e 84 ordens.

Comparando com a obra de referência britânica, que não era atualizada desde 2013, o novo catálogo tem mais 70.000 espécies e subespécies de plantas, disse Martin Freiberg, salientando que o novo catálogo vai ser uma grande ajuda para garantir que investigadores do mundo inteiro estão a referir-se à mesma espécie quando utilizam um determinado nome.

Leia Também: Brasil identifica 3.299 espécies ameaçadas de extinção no seu território

Recomendados para si

;
Campo obrigatório