Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Turquia condena mais 27 pessoas a prisão perpétua por tentativa de golpe

Um tribunal turco condenou hoje a prisão perpétua 27 pessoas, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016 na Turquia.

Turquia condena mais 27 pessoas a prisão perpétua por tentativa de golpe
Notícias ao Minuto

09:41 - 26/11/20 por Lusa

Mundo Turquia

Os arguidos foram considerados culpados de "tentativa de derrubar a ordem constitucional", "tentativa de assassínio do Presidente" e "homicídios voluntários", relatou um jornalista da agência de notícias AFP no local.

Os condenados incluem pilotos acusados de terem bombardeado vários importantes locais na capital, Ancara, como o parlamento, e oficiais militares que lideraram o golpe na base militar de Akinci.

Quatro civis, incluindo o empresário Kemal Batmaz, foram condenados cada um a 79 sentenças de prisão perpétua agravada.

A sentença de prisão perpétua "agravada", que inclui condições mais rigorosas de detenção, substituiu a pena de morte, abolida em 2004.

Um total de 475 pessoas estavam em julgamento neste processo, que é considerado o principal relativo ao golpe fracassado de 15 a 16 de julho de 2016.

O destino dos outros réus ainda não é conhecido, mas o tribunal deve anunciar ainda hoje a sua decisão.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusa o religioso Fethullah Gülen de ter planeado a tentativa de golpe.

Gülen, um ex-aliado do Presidente turco que reside nos Estados Unidos, nega qualquer envolvimento na tentativa de golpe.

Desde esta tentativa de golpe falhado, as autoridades perseguiram implacavelmente os apoiantes de Gülen numa escala sem precedentes na história moderna da Turquia.

Várias dezenas de milhares de pessoas foram presas e mais de 140.000 demitidos ou suspensos das suas funções.

As perseguições e prisões continuam até hoje, embora o seu ritmo se tenha tornado menos intenso cinco anos após a tentativa de golpe.

Outros julgamentos, com um número ainda maior de réus, estão em andamento e 289 julgamentos relacionados com a tentativa de golpe já foram concluídos.

Os tribunais já condenaram mais de 4.100 pessoas, impondo penas de prisão perpétua a mais de 2.500 dessas, segundo dados oficiais.

Leia Também: Turquia volta a publicar todos os casos e regista aumento de infeções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório