Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cerca de 100 baleias morreram encalhadas na costa da Nova Zelândia

Animais foram encontrados, este domingo, nas Ilhas Chatham. Entre os cetáceos estavam também três golfinhos.

Cerca de 100 baleias morreram encalhadas na costa da Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

16:33 - 25/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Baleias

Cerca de 100 baleias-piloto e três golfinhos foram encontrados mortos, encalhados, nas Ilhas Chatham, a cerca de 800 quilómetros da costa leste da Nova Zelândia, este domingo.

O anúncio da tragédia foi feito, esta quarta-feira, dia 25 de novembro, pelo Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

De acordo com a Sky News, a maioria dos animais ficaram presos nos areais das praias deste arquipélago.

Apesar de terem conhecimento do que estava a acontecer, as operações de resgate foram prejudicadas pela localização remota da ilha. Só três horas depois é que as equipas conseguiram chegar ao local e já não havia nada a fazer.

“Apenas 26 das baleias ainda estavam vivas quando chegamos. Estavam fracas e foram eutanasiadas”, informou Jemma Welch, que trabalha no departamento.

A investigadora explicou ainda à publicação britânica que as autoridades foram obrigadas a tomar a decisão devido às condições do mar e pelo facto destes animais poderem atrair grandes tubarões brancos para as praias em questão, por estarem "moribundos".

Posteriormente, foi realizada uma cerimónia para homenagear o "espírito" das baleias, cujos cadávares serão deixados no local onde morreram, para se decompor naturalmente.

Há décadas que os cientistas estudam estes fenómenos, mas ainda não são conhecidas as razões que levam a que grupos de baleias dêem à costa para morrer.

Em 1918, foram mais de mil os cetáceos encontrados mortos nestas mesmas ilhas. No final de setembro, pelo menos 380 foram encontradas mortas junto à costa australiana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório