Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia mantém-se no Tratado de Céus Abertos se países o cumprirem

A Rússia disse hoje estar disposta a permanecer no Tratado de Céus Abertos, da Organização de Segurança e Cooperação Europeia (OSCE), um pacto multilateral de transparência no controlo de armas, se os restantes membros o cumprirem escrupulosamente.

Rússia mantém-se no Tratado de Céus Abertos se países o cumprirem
Notícias ao Minuto

14:36 - 24/11/20 por Lusa

Mundo Tratado de Céus Abertos

"Estamos preparados para continuar a cooperação sob este importante tratado, mas querermos assegurar-nos de que os restantes membros o cumpram estritamente", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, em declarações à estação de televisão Russia-24 após a saída oficial dos Estados Unidos deste acordo.

O chefe da diplomacia russa esclareceu que o país quer "ter a certeza de que os dados recolhidos durante os voos de observação sobre os territórios dos Estados membros são mantidos apenas por aqueles que estão comprometidos com o acordo" e não serão transmitidos aos EUA.

Lavrov disse ainda que gostaria de confirmar essas obrigações com os restantes países signatários do tratado.

"Dado que os nossos colegas ocidentais nem sempre agem como cavalheiros, gostaríamos, antes de decidir o que fazer com este tratado, mais uma vez confirmar legalmente as obrigações das partes que permanecem" no acordo, frisou.

Os EUA retiraram-se oficialmente do Tratado de Céus Abertos esta semana, depois de acusar a Rússia de violar o acordo, algo que Moscovo sempre negou.

O Kremlin afirmou, na segunda-feira, que o pacto perde toda a sua viabilidade sem a primeira potência mundial, o que levantou dúvidas sobre a sua permanência no acordo.

O tratado, em vigor desde 2002, permite a mais de 30 países sobrevoarem qualquer parte do território do resto dos participantes e fotografar desde o ar, a fim de evitar que os seus vizinhos ou rivais preparem ataques militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório