Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ataque de rebeldes iemenitas causou buraco em reservatório de petróleo

A petrolífera saudita Aramco anunciou hoje que um ataque dos rebeldes iemenitas Huthis à sua fábrica em Jeddah causou um "grande buraco" num reservatório de petróleo, provocando uma explosão e um incêndio que foi rapidamente extinto.

Ataque de rebeldes iemenitas causou buraco em reservatório de petróleo
Notícias ao Minuto

14:02 - 24/11/20 por Lusa

Mundo petrolífera saudita

Os rebeldes do Iémen, apoiados pelo Irão, dispararam na segunda-feira um míssil contra um complexo da Saudi Aramco, situado naquela grande cidade do oeste da Arábia Saudita, causando o incêndio de um reservatório de petróleo.

"Há danos significativos no teto (do reservatório), é um grande buraco de quase dois metros por dois metros", declarou o diretor da fábrica, Abdallah al-Ghamdi, durante uma visita com a imprensa organizada pela empresa.

"O fogo foi extinto em muito pouco tempo, demorou apenas cerca de 40 minutos", mas o incêndio foi grande, disse, confirmando que não houve vítimas.

A fábrica, que tem no total 13 reservatórios, fornece produtos refinados, incluindo querosene, à zona oeste do país.

Os Huthis têm realizado vários ataques contra a Arábia Saudita que lidera uma coligação militar internacional que intervém no Iémen desde 2015 em apoio às forças do governo e contra os rebeldes.

Em setembro de 2019, os ataques contra instalações da Aramco no leste da Arábia Saudita causaram danos significativos e reduziram temporariamente a metade a produção de petróleo do país.

Os Huthis também reivindicaram estes ataques, mas Riad e Washington acusaram Teerão de o ter "patrocinado". O Irão nega fornecer armas aos rebeldes iemenitas, mas não esconde o seu apoio político.

"O que se passou ontem foi outro ataque hostil, semelhante ao que se passou" em setembro de 2019, declarou Abdallah al-Ghamdi.

"No entanto, isso só demonstrará a resiliência da Aramco e provará a fiabilidade do nosso fornecimento de energia no reino e além dele", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório