Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

UE acorda compra de até 160 milhões de doses da vacina da Moderna

Anúncio foi feito esta terça-feira por Ursula Von der Leyen no Twitter: Europa está a "construir o mais vasto portefólio de vacinas contra a Covid-19" do Mundo.

UE acorda compra de até 160 milhões de doses da vacina da Moderna
Notícias ao Minuto

12:37 - 24/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A União Europeia chegou a acordo com a norte-americana Moderna para a aquisição de 160 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Anúncio foi feito esta terça-feira por Ursula Von der Leyen no Twitter.

"Amanhã vamos aprovar um sexto contrato para até 160 milhões de doses da vacina da Moderna", escreveu a presidente da Comissão Europeia na rede social, destacando ainda que a Europa está a "construir o mais vasto portefólio de vacinas contra a Covid-19" do Mundo. 

A nota termina com von der Leyen a reiterar que "vacinas seguras e efetivas ajudam-nos a acabar com a pandemia".

Até ao momento, a Comissão Europeia já assinou contratos com três farmacêuticas para assegurar vacinas para a Europa quando se revelarem eficazes e seguras: a AstraZeneca (300 milhões de doses), a Sanofi-GSK (300 milhões) e a Johnson & Johnson (200 milhões).

A Comissão Europeia quer assegurar o acesso a seis potencias vacinas para a Covid-19 para distribuir na União Europeia (UE). "Até agora, já concluímos três acordos, com a AstraZeneca, a Sanofi-GSK e a Johnson & Johnson, e já terminámos negociações com outras três produtoras de vacinas - a BioNTech e Pfizer, a Curevac e a Moderna -, portanto é provável que tenhamos um portefólio de cerca de seis vacinas promissoras", declarou Stella Kyriakides no passado dia 10 de novembro.

Já ontem, na Conferência 'Presidência do Conselho da União Europeia', que teve lugar em Lisboa, António Costa disse que "a vacina não será ainda o fim desta pandemia, pode até não ser sequer o princípio do seu fim, mas é, seguramente, já, o fim do princípio desta crise pandémica". 

O facto de a vacina provar a sua efetividade, advogou, "devolve à humanidade uma confiança e uma segurança relativamente às perspetivas de que há, efetivamente, uma luz ao fundo do túnel" e que "o túnel tem mesmo um fim". 

[Última atualização às 13h16]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório