Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Espanha propõe limitação de familiares no Natal, confinamento no Ano Novo

Reuniões sociais e familiares são o foco de preocupação das autoridades para o Natal e Ano Novo.

Espanha propõe limitação de familiares no Natal, confinamento no Ano Novo
Notícias ao Minuto

10:49 - 24/11/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

O governo espanhol propõe limitar as reuniões familiares e sociais durante o Natal a seis pessoas e um confinamento noturno entre a 1h00 e as 6h00 da manhã nas vésperas de Natal e de Ano Novo (24 e 31 de dezembro), noticia a Europa Press, com base no projeto 'Propostas de medidas de saúde pública para enfrentar a Covid-19 para a celebração das festas natalícias'.

No que diz respeito às reuniões familiares, o documento recomenda que se limitem a pessoas coabitantes regulares e que, caso existam membros externos ou não coabitantes habituais, que se limitem a seis pessoas, garantindo-se sempre as medidas de proteção individual (máscara, higiene de mãos, etiqueta respiratória).

As reuniões fora do âmbito familiar - de colegas de trabalho, antigos alunos, equipas desportivas, etc. - devem ser evitadas. Não o sendo, devem ocorrer de preferência ao ar livre.

Pessoas que estejam diagnosticadas com Covid-19, que ainda estejam em período o de transmissibilidade, que estejam à espera de resultado do teste, que tenham sintomas ou que podem ter estado em contacto com alguém com Covid-19 nos últimos 14 dias não devem frequentar reuniões familiares ou sociais, indica mesmo documento.

O atual recolher obrigatório pode começar entre as 22:00 e as 24:00 para terminar às 6:00 do dia seguinte, dependendo da comunidade autónoma.

O documento pede aos estudantes universitários que regressam a casa para as férias "que limitem as interações sociais nos dias que antecedem o seu regresso a casa e que reforcem as medidas preventivas".

Por outro lado, não devem assistir a qualquer reunião familiar ou social as pessoas que foram diagnosticadas com a covid-19 e ainda se encontram no período de transmissibilidade; que têm sintomas da doença; que estão à espera dos resultados do teste de diagnóstico; ou que podem ter estado em contacto com alguém com covid-19 nos últimos 14 dias.

O documento vai ser apresentado pelo Governo espanhol no Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde (SNS), onde têm assento os responsáveis do setor das comunidades autónomas espanholas, que têm autonomia em matéria de saúde.

Recorda-se ainda que as medidas de prevenção devem ser mantidas: usar máscara o máximo de tempo possível, lavar as mãos frequentemente, manter distância física, manter as janelas e portas abertas tanto quanto for seguro e viável, dependendo da temperatura, minimizar o número de contactos, que deve ser sempre o mesmo e "ficar em casa no caso de sintomas, diagnóstico ou contacto".

Leia Também: AO MINUTO: Natal? Levantar medidas traz internamentos; (Nova) Emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório