Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Iraque anuncia prisão do "diretor administrativo" do Estado Islâmico

Os serviços de informações iraquianos anunciaram hoje a prisão do "diretor administrativo" no grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que ocorreu em outubro logo após a sua chegada ao aeroporto de Bagdad.

Iraque anuncia prisão do "diretor administrativo" do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

19:59 - 23/11/20 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

"O homem foi detido em outubro quando "entrava num táxi após ter descido de um avião que acabava de aterrar em Bagdad", referiu à agência noticiosa AFP Sabah al-Noamane, porta-voz das unidades de elite do contraterrorismo.

O mesmo responsável recusou a revelar a verdadeira identidade do detido, referenciado como "Abu Naba", o alegado "nome de guerra", e como conseguiu viajar para o Iraque, onde era procurado.

Noamane precisou que Abu Naba era um "grande alvo", um homem que "iniciou o seu percurso 'jihadista' em 2003 com a Al-Qaida antes de se juntar a diferentes grupos que se sucederam até ao EI", que durante um período ocupou cerca de um terço do Iraque antes de ser derrotado no terreno em 2017 após três anos de sangrentos combates.

"Estava em contacto com membros do EI no Iraque, e escutamos as suas conversas desde há muito tempo", prosseguiu, afirmando: "Abu Naba ocupava-se das questões financeiras, enviava mensagens e organizava encontros".

"Era o coordenador geral" de uma organização hoje moribunda após ter igualmente perdido em 2019 o seu autoproclamado "califado" territorial na Síria.

O homem, sob detenção desde outubro, deve comparecer em tribunal após o fim dos interrogatórios, que prosseguem, no âmbito da lei antiterrorista. Arrisca a pena de morte por simples "filiação" numa organização terrorista.

Nos últimos anos foram pronunciadas centenas de penas de morte contra iraquianos e estrangeiros do EI no Iraque, e muitas foram já aplicadas através de enforcamento.

Apesar da anunciada vitória em 2017, o EI ainda efetua ataques no Iraque, mas com menor amplitude face ao passado.

No sábado, uma emboscada 'jihadista' provocou dez mortos a norte de Bagdad, enquanto na semana anterior um ataque com granada fazia dez vítimas perto da capital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório