"Escola não é lugar seguro". Denunciou assédio e agora enfrenta críticas
Nalinrat Tuthubthim, de 20 anos, fez alegações nas redes sociais de que teria sido assediada na escola há vários anos.
© Reuters

Mundo Tailândia
Nalinrat Tuthubthim tem 20 anos e está a chamar a atenção com alegações que fez nas redes sociais de que terá sido assediada sexualmente por um professor na escola que frequentava, na Tailândia. A jovem está a ser alvo de uma onda de críticas e poderá até enfrentar uma queixa-crime.
O assunto está na ordem do dia no país, com Nalinrat a explicar à Agência Reuters que espera que o seu caso "consiga sensibilizar a sociedade, os alunos nas escolas, os adultos que mandam as crianças às escolas, os professores e o Ministério da Educação".
A agora estudante universitária voltou a estar no 'olho do furacão' este fim de semana durante um protesto em Banguecoque, onde se vestiu com um uniforme de escola, colocando uma fita a cobrir a boca. Fazia-se acompanhar por um cartaz onde se lia: "Fui abusada sexualmente por professores. A escola não é um lugar seguro".
As críticas fizeram-se ouvir por Nalinrat estar a usar aquela roupa sem estar atualmente a frequentar o nível de ensino correspondente. Pareena Kraikupt, membro do parlamento tailandês, afirmou que "quando um 'não estudante' usa um uniforme escolar, quando chama tanta atenção da sociedade e das redes sociais, precisa de assumir a responsabilidade por isso e pelo que se segue".
Também em declarações à Reuters, Kraikupt adiantou que planeia entrar com uma ação na polícia contra a jovem de 20 anos por usar um uniforme escolar quando não é estudante, mas também uma investigação à escola que esta frequentou devido ao alegado ataque que Nalinrat diz ter sofrido.
Já o senador Somchai Sawangkarn condenou o facto de a estudante ter "prejudicado" a imagem da Tailândia e frisou que esta deverá ser punida se os factos que denunciou se revelarem falsos.
Veja, na galeria acima, as imagens do protesto de Nalinrat Tuthubthim.
Comentários
Regras de conduta dos comentários