Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sobe número de mortos em protestos no Uganda

A polícia do Uganda confirmou hoje que pelo menos 45 pessoas morreram em três dias de protestos na semana passada, após a detenção do líder da oposição e músico popular Bobi Wine, candidato às presidenciais em janeiro.

Sobe número de mortos em protestos no Uganda
Notícias ao Minuto

14:46 - 23/11/20 por Lusa

Mundo Uganda

"É lamentável que os motins tenham custado a vida de 45 pessoas, incluindo 39 homens e seis mulheres, na faixa etária dos 25-40 anos", confirmou numa conferência de imprensa em Kampala o porta-voz da polícia ugandesa, Fred Enanga.

Enanga anunciou ainda estar a decorrer uma investigação para "identificar os instigadores dos motins" através da tecnologia CCTV, leitores de matrículas e de sistemas de reconhecimento facial.

Segundo fontes de segurança citadas pelos meios de comunicação locais, a maioria dos tiros foi, porém, disparada por agentes à civil.

O próprio ministro ugandês da Administração Interna, general Elly Tumwiine, disse na sexta-feira, aos meios de comunicação em Kampala que as forças de segurança poderiam abrir fogo e matar, sempre que os manifestantes atuassem com "um certo nível de violência".

Enanga anunciou também na sexta-feira que a "rede de informações, vigilância por vídeo e ajuda do público" da polícia tinham permitido "deter mais de 300 suspeitos de terem participado em motins, pilhagens, roubos de carros e bloqueios de estradas".

Robert Kyagulanyi, verdadeiro nome de Wine, foi preso na quarta-feira em Jinja (leste do país), onde fazia campanha, por ter, segundo a polícia, violado as medidas anti-pandemia durante os seus comícios. Os protestos eclodiram na capital e em várias partes do país na sequência da detenção.

Wine foi libertado sob caução dois dias depois, após ter sido acusado de violar as restrições impostas para impedir a propagação do coronavírus Sars-CoV-2.

Não obstante a presença militar e policial - e a utilização de gás lacrimogéneo, balas de borracha e munições reais pelas forças de segurança - centenas de pessoas manifestaram-se nas ruas, ateando fogo e levantando barricadas com que cortaram o trânsito.

"O Uganda deveria julgar [o Presidente Yoweri] Museveni e não a mim. Museveni deveria estar no banco dos réus por matar dezenas de ugandeses inocentes", disse o líder da oposição no dia 20 perante o tribunal.

"Não estou aqui por ter cometido qualquer crime, mas por tentar libertar os ugandeses de uma ditadura de 34 anos", acrescentou.

Deputado da oposição e estrela musical, Bobi Wine, 38 anos, será o principal opositor do Presidente Yoweri Museveni, 76 anos, no poder no Uganda desde 1986, nas eleições presidenciais previstas para 14 de janeiro.

Se Museveni mantém o seu prestígio nas zonas rurais, onde muitos ugandeses o identificam como o único líder capaz de manter a paz num país com um passado conturbado, Wine é uma figura popular nos centros urbanos.

O cantor, detido múltiplas vezes nos últimos anos, cresceu numa favela na capital do Uganda e tem usado com eficiência o discurso subversivo, convertendo em votos potenciais as frustrações dos mais pobres.

Leia Também: Número de mortos em confrontos no Uganda sobe para 16

Recomendados para si

;
Campo obrigatório