Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Bélgica extradita ex-membro da ETA para Espanha

A ex-membro da organização separatista basca ETA Maria Natividad Jauregui Espina, procurada pelo assassinato do tenente-coronel espanhol Ramon Romeo Rotaeche, em 1981, foi hoje extraditada da Bélgica para Espanha.

Bélgica extradita ex-membro da ETA para Espanha
Notícias ao Minuto

22:15 - 22/11/20 por Lusa

Mundo ETA

Residente em Ghent, no oeste da Bélgica, Maria Natividad Jauregui Espina chegou a Espanha escoltada pelas forças de segurança, anunciou a polícia espanhola em comunicado.

O Tribunal de Cassação belga (maior instância e onde o acórdão não é passível de recurso) autorizou a extradição na passada terça-feira, depois de outros três tribunais a terem rejeitado.

Maria Natividad Jauregui Espina era procurada pela presumível participação em atentados da ETA, nos anos 1980. Num deles resultou na morte do tenente-coronel Ramon Romeo Rotaeche, em 1981, no País Basco espanhol.

A organização separatista basca ETA anunciou, em 2018, a sua dissolução depois de, durante 60 anos, ter feito mais de 800 mortos numa série de atentados à bomba em nome da independência do País Basco.

Classificada pela União Europeia como uma organização "terrorista", a ETA já tinha anunciado em 2011 que renunciava à violência e em 2017 entregou aquilo que disse ser o último armamento que tinha em sua posse.

Atualmente estão presos em Espanha 197 antigos membro da ETA. Nas prisões francesas estão cerca de 30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório