Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Partido governante na Geórgia conquista maioria na segunda volta

O partido governante na Geórgia, Sonho Georgiano, conquistou a maioria parlamentar na segunda volta das eleições legislativas de sábado, segundo os resultados preliminares publicados pela Comissão Eleitoral Central (CEC).

Partido governante na Geórgia conquista maioria na segunda volta
Notícias ao Minuto

09:06 - 22/11/20 por Lusa

Mundo Legislativas

Os candidatos do Sonho Georgiano venceram nos 17 círculos eleitorais em que os georgianos foram chamados a votar na segunda ronda eleitoral.

Na primeira volta, tinham conquistado 48,22% dos votos dos sufrágios por listas de partidos e venceram em 13 dos 30 círculos eleitorais.

Desta forma, o Sonho Georgiano soma 90 assentos no parlamento, o que lhe dá a maioria e garante a continuidade do atual primeiro-ministro, Gueorgui Gajaria.

A oposição, que terá 60 assentos no novo parlamento, divididos entre oito partidos, boicotou a segunda volta das eleições depois de denunciar fraudes nas eleições de 31 de outubro.

O Movimento Nacional Unido, liderado pelo ex-presidente exilado e perseguido pela justiça Mikhail Saakashvili, conquistou 36 assentos, mas, como os outros partidos da oposição, já disse que não participará no trabalho do parlamento.

No sábado, votaram 562.664 georgianos, 26,29% do total do eleitorado, segundo a CEC, embora a oposição tivesse pedido aos georgianos para não irem votar.

Embora as principais organizações internacionais tenham considerado as eleições democráticas, a oposição insiste na sua repetição.

Nos últimos dias, representantes dos Estados Unidos e da União Europeia realizaram consultas com o Governo e a oposição para encontrar uma saída para a crise política, mas esta última insiste em renunciar aos seus lugares.

Os partidários da oposição convocaram protestos em frente ao Parlamento e tentaram invadir a sede da comissão eleitoral, ações que foram reprimidas pela polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório