Meteorologia

  • 26 NOVEMBRO 2020
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Edição

Mike Pompeo elogia negociações entre governo afegão e talibãs

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, enalteceu hoje as negociações para um cessar-fogo entre o governo do Afeganistão e representantes do movimento extremista talibã num encontro em Doha, no Qatar.

Mike Pompeo elogia negociações entre governo afegão e talibãs
Notícias ao Minuto

22:35 - 21/11/20 por Lusa

Mundo Pompeo

O líder da diplomacia dos Estados Unidos teve reuniões separadas com a equipa de negociação da República Islâmica do Afeganistão e com o chefe do gabinete político dos talibãs, Mullah Beradar, entre outros membros da delegação do movimento extremista.

Segundo a nota divulgada pelo gabinete do Departamento de Estado, Mike Pompeo "elogiou ambas as partes por continuarem a negociar e pelos progressos que fizeram".

O porta-voz adjunto do Secretário de Estado, Cale Brown, revelou ainda que foram discutidas "formas de reduzir a violência", com o governante norte-americano a encorajar "discussões aceleradas sobre um roteiro político e um cessar-fogo permanente e abrangente" com vista à paz ao fim de "40 anos de guerra" no Afeganistão.

As reuniões com ambas as partes ocorreram após o secretário de Defesa em exercício, Christopher C. Miller, ter anunciado oficialmente na terça-feira a retirada parcial das tropas norte-americanas no Afeganistão. Das atuais 4.500 só devem permanecer 2.500 após 15 de janeiro de 2021.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu, à chegada à Casa Branca em 2017, pôr fim à presença de soldados norte-americanos em território afegão, mas foi dissuadido pelos generais a deixar uma parte restante para ajudar a estabilizar a situação no país.

No final de fevereiro, os talibãs e os EUA assinaram um acordo histórico em Doha, com os norte-americanos a anunciarem a retirada das tropas no prazo de 14 meses, com a outra parte a comprometer-se em impedir que o território afegão preste apoio a atividades terroristas no futuro.

Além disso, os talibãs comprometeram-se a libertar mil membros das forças de segurança afegãs, enquanto Cabul deverá libertar mais cinco mil membros do movimento extremista, um processo que, após sucessivos desacordos, foi concluído em setembro, o que levou às tão aguardadas conversações inter-afegãs na capital do Qatar nesse mesmo mês.

O chefe da diplomacia norte-americana está numa digressão internacional que o levará a visitar sete países, incluindo França, Turquia e Geórgia.

Pompeo chega ao Golfo Pérsico após a sua controversa estadia em Israel, onde visitou um colonato norte-americano em território palestiniano ocupado, e terminará a sua viagem na Arábia Saudita.

Esta poderá ser uma das suas últimas viagens ao estrangeiro, já que as eleições presidenciais norte-americanas de 03 de novembro foram ganhas pelo democrata Joe Biden, embora o Presidente, Donald Trump, ainda não tenha reconhecido a derrota.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório