Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Iémen. Guterres alerta para iminência do pior cenário de fome em décadas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou hoje que o Iémen enfrenta neste momento o "perigo iminente" de registar o pior cenário de fome que o mundo testemunhou em décadas.

Iémen. Guterres alerta para iminência do pior cenário de fome em décadas
Notícias ao Minuto

17:06 - 20/11/20 por Lusa

Mundo Iémen

O aviso, que se junta a outros que a ONU tem vindo a fazer nas últimas semanas, surge numa altura em que os Estados Unidos da América (EUA) estão a considerar integrar os rebeldes Huthis na sua lista de "organizações terroristas", medida que irá complicar ainda mais a entrega de ajuda humanitária no Iémen.

"Na falta de ação imediata, milhões de vidas poderão estar perdidas", frisou António Guterres num comunicado.

No texto, o secretário-geral da ONU abordou, mas de forma não explícita, a eventual decisão norte-americana.

"Peço a todos que evitem tomar medidas que possam agravar a já desastrosa situação", afirmou.

O Iémen é palco de uma guerra desde 2014 entre os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão, e as forças do Presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, que desde março de 2015 é apoiado por uma coligação militar internacional árabe, cujo principal pilar é a Arábia Saudita (uma reconhecida aliada dos EUA).

A guerra já causou dezenas de milhares de mortos, sobretudo civis, e provocou a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

Entre os aspetos que potenciaram o aumento da ameaça de fome, Guterres referiu a "redução drástica" verificada no ano em curso do financiamento da ajuda coordenada pela ONU em relação a 2018 e 2019, a instabilidade da moeda iemenita (o rial) e os entraves colocados pelas fações beligerantes aos funcionários humanitários no terreno.

"Exorto todos aqueles que têm influência a agir com urgência sobre estas questões para evitar uma catástrofe. Caso contrário, arriscamo-nos a uma tragédia não só na perda imediata de vidas, mas com consequências que terão repercussões ilimitadas no futuro", advertiu António Guterres.

Se Washington incluir os rebeldes Huthis na lista norte-americana de organizações terroristas, várias áreas de atuação podem ser prejudicadas, nomeadamente a interação com os líderes da fação, a gestão de impostos, o uso do sistema bancário, o pagamento das equipas médicas, a compra de alimentos e de combustível, bem como o acesso à Internet.

Em outubro passado, a edição de 2020 do Índice Global da Fome (IGF) colocou o Iémen entre os países no mundo que mostram níveis alarmantes de fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório