Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

ONU lamenta que beligerantes na Líbia mantenham tropas posicionadas

As Nações Unidas lamentaram hoje que, apesar de ter sido assinado em outubro um acordo de cessar-fogo no conflito na Líbia, os beligerantes "mantenham posicionadas as suas tropas no terreno".

ONU lamenta que beligerantes na Líbia mantenham tropas posicionadas
Notícias ao Minuto

17:19 - 19/11/20 por Lusa

Mundo Líbia

Discursando no Conselho de Segurança da ONU, a representante especial interina das Nações Unidas para a Líbia, a diplomata norte-americana Stephanie Williams, lembrou que o acordo, assinado a 23 de outubro, prevê a retirada de todas as tropas dos dois lados no prazo máximo de 90 dias.

Segundo o texto da trégua, no período de três meses subsequente à assinatura do acordo, têm de ser retiradas todas as unidades militares e grupos armados das linhas da frente, bem como partir todos os mercenários e combatentes estrangeiros do conjunto do território líbio.

O poder na Líbia é disputado por duas autoridades -- o Governo de Acordo nacional (GAN), em Tripoli, apoiado pela Turquia e reconhecido pela ONU, e um liderado pelo marechal Khalifa Haftar, "homem forte" do leste líbio, que conta com o apoio doa Emirados Árabes Unidos (EAU), Rússia e Egito.

"As tropas do GAN continuam estacionadas em Abu Grein e em al-Washka, com atividades de patrulhamento. Continuam também os voos de carga militares nos aeroportos de al-Watiya e de Misrata", precisou Williams.

"As forças de Haftar e dos seus apoiantes -- prosseguiu - continuam a erguer fortificações e postos militares avançados equipados com sistemas de defesa antiaérea entre Sirte e al-Joufra, e na zona norte da base aérea de al-Joufra".

A responsável da ONU deu também conta de uma "intensa atividade de aviões de carga" entre os aeroportos de Benina e de al-Joufra, bem como na base aérea de al-Gardabiya.

Na videoconferência realizada pelo Conselho de Segurança da ONU, o Reino Unido, Alemanha, Bélgica e França, entre outros, exigiram o cumprimento das disposições militares ligadas ao acordo de cessar-fogo e reclamaram também a partida imediata dos mercenários estrangeiros.

Os mercenários, afirmou Berlim, não podem ser transformados em formadores militares, enquanto Londres evocou a possibilidade de recorrer a sanções contra os que não respeitarem os termos do acordo.

A Líbia mergulhou no caos e na violência após a sublevação popular, apoiada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que depôs o regime de Muammar Khadafi, em 2011, com uma miríade de milícias a disputar territórios em que o poder central tem tido dificuldade em controlar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório