Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Israelitas e palestinianos juntos na 1.ª vez desde retoma da coordenação

Dois altos responsáveis de Israel e da Autoridade Palestiniana reuniram-se hoje em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, no primeiro encontro entre as duas partes desde o anúncio da retomada da sua coordenação, após seis meses de interrupção.

Israelitas e palestinianos juntos na 1.ª vez desde retoma da coordenação
Notícias ao Minuto

15:55 - 19/11/20 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Hoje tive uma reunião com a parte israelita, em que sublinhei que os acordos bilaterais assinados regem essa relação", escreveu na rede social Twitter Hussein al-Cheik, ministro dos Assuntos Civis palestiniano, aludindo aos múltiplos pactos assinados, entre eles o de Oslo, em 1993.

Al-Cheik adiantou ter ficado acordada a transferência de tudo o que era financeiramente devido à Autoridade Palestiniana, bem como a realização de um segundo encontro "para breve".

Segundo a agência oficial palestiniana Wafa, al-Cheikh reuniu-se em Ramallah com o major-general Kamil Abu Rukoun, chefe da Unidade de Coordenação das Atividades do Governo Israelita nos Territórios Palestinos (COGAT). 

Questionada pela agência noticiosa France-Presse (AFP), a unidade de coordenação não avançou, para já, qualquer comentário.

Al-Cheik anunciou na terça-feira a retoma da coordenação da segurança entre a Autoridade Palestiniana e Israel, após ter recebido comunicações "escritas e verbais do compromisso" israelita.

O primeiro-ministro palestiniano, Mohammed Shtayyeh, afirmou então que, da parte da Autoridade, estava retomado "o contacto com os israelitas sobre questões financeiras, de saúde e políticas". 

Desde que suspendeu a participação na coordenação securitária, a Autoridades Palestiniana deixou de receber as transferências de impostos, em especial alfandegários, cobrados por Israel.

Privada dessas receitas, a Autoridade Palestiniana teve de cortar os salários dos funcionários públicos num momento em que a economia local está a desacelerar devido à pandemia do novo coronavírus.

Em maio, o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, justificou o fim da participação na coordenação de segurança para protestar contra o projeto israelita, agora suspenso, de anexar partes da Cisjordânia, território ocupado pelo exército de Israel desde 1967.

A reunião de hoje aconteceu numa altura em que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, está de visita a Israel e à Cisjordânia, onde visitou hoje um colonato, deslocação já criticada pelos palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório