Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos dez mortos em confrontos em Bangui

Pelo menos dez pessoas morreram hoje em confrontos entre cristãos e muçulmanos em Bangui, capital da República Centro-Africana (RCA), país que elegeu esta semana uma nova Presidente, Catherine Samba-Panza.

Pelo menos dez mortos em confrontos em Bangui
Notícias ao Minuto

21:23 - 22/01/14 por Lusa

Mundo República Centro-Africana

De acordo com relatos de testemunhas à agência noticiosa France Presse, a violência entre civis e milícias cristãs contra a minoria muçulmana eclodiu durante a noite, perto de uma prisão e de instalações militares.

Catherine Samba-Panza, a nova Presidente do país, que deverá tomar posse na quinta-feira, reside a apenas uma centena de metros de distância daquela prisão.

Testemunhas, que pediram o anonimato, disseram à France Presse que viram corpos de seis ex-combatentes e de outros quatro de civis cristãos junto à prisão.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse esta semana ter esperança no processo de transição, com a nova presidente, mostrando-se muito preocupado com a violência sectária na RCA e a deterioração da crise humanitária.

A União Europeia está a apoiar uma missão internacional de apoio à RCA sob liderança africana (MISCA), que inclui forças militares francesas.

O arcebispo da capital, Dieudonne Nzapalainga, que se encontra numa visita a Paris, lamentou hoje que o país continue sob o controlo de senhores da guerra.

No mês passado, mil pessoas morreram em confrontos entre milícias cristãs e muçulmanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório