Um hotel de Paris, em França, decidiu disponibilizar 45 camas da sua unidade hoteleira para acolher sem-abrigo, durante o período de um ano.
Esta oferta foi disponibilizada à associação Emmaus Solidaire, a qual apoia diariamente 5 mil pessoas com dificuldades na região. Bruno Morel, diretor-geral da associação, afirma que era impossível recusar.
Assim, o hotel Avenir Montmartre já está de portas abertas para receber os seus novos inquilinos. Para isso, tornou a sua sala de pequenos-almoços num refeitório e afixou nas paredes as várias regras de segurança a cumprir por causa da vaga da pandemia de Covid-19.
"Tudo foi pensado de acordo com o protocolo de saúde", garante Bruno Morel, referindo o perfil de pessoa que será alojada no hotel.
"Estamos a falar com um público masculino, com cerca de quarenta anos de idade, alguns dos quais sofreram grandes ruturas sociais e familiares ou tiveram experiências traumáticas de exílio, e cuja saúde é por vezes frágil, daí a presença regular de uma enfermeira. Alguns deles trabalham em segurança, construção ou eram empregados de mesa... São pessoas que estão determinadas a encontrar soluções", afirma ao Le Parisien..
O responsável considera que esta é uma ajuda essencial sobretudo numa altura em que se aproxima o inverno e em que se vive numa realidade muito diferente.