Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Covid: Japão em alerta máximo após recorde de casos nas últimas 24 horas

O Japão está em "alerta máximo" após registar um número recorde de infeções diárias por coronavírus, disse hoje o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, sem anunciar novas restrições imediatas.

Covid: Japão em alerta máximo após recorde de casos nas últimas 24 horas
Notícias ao Minuto

06:21 - 19/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Mais de dois mil casos foram registados quarta-feira no país, incluindo quase 500 em Tóquio, dois novos máximos, de acordo com números oficiais.

Embora relativamente baixos em comparação com outros países, estes números mostram um forte aumento da pandemia no arquipélago, onde os testes não são praticados em grande escala.

"Considero que nos encontramos agora numa situação de alerta máximo", disse o primeiro-ministro aos jornalistas numa conferência de imprensa.

"Apelo ao povo japonês para que tome sistematicamente medidas como o uso de máscaras", disse Suga, dizendo que era aconselhável fazê-lo mesmo durante conversas em restaurantes.

Segundo o canal de televisão estatal NHK, o líder japonês convocou reuniões de peritos para hoje e sexta-feira, de forma a abordar o número crescente de infeções antes de o Governo considerar outras medidas.

O primeiro-ministro disse que apoiaria os departamentos que apelam ao encerramento precoce das empresas, e que restrições como a limitação das mesas nos restaurantes a quatro pessoas deveriam ser consideradas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório