Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

ONU compromete-se com CPLP a disponibilizar materiais em português

A ministra da Educação de Cabo Verde, país que atualmente preside à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse que a ONU se comprometeu hoje a disponibilizar materiais pedagógicos em português para serem usados pelos Estados-membros da organização.

ONU compromete-se com CPLP a disponibilizar materiais em português
Notícias ao Minuto

18:40 - 18/11/20 por Lusa

Mundo ONU

"Pela primeira vez nós [Estados-membros da CPLP] vamos ter acesso a materiais pedagógicos das Nações Unidas", até aqui traduzidos para línguas internacionais, como o inglês, francês e árabe, mas que agora estão a ser produzidos também para português, afirmou Maritza Rosabal, em entrevista à Lusa.

A Organização das Nações Unidas "produz muitíssimo material pedagógico, de formação de professores, para decisores políticos da área da educação, nas matérias da cidadania ativa, etc. Normalmente são sobre questões mais transversais na educação", lembrou a ministra.

Neste momento, segundo a responsável do Governo cabo-verdiano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) já está a traduzir para língua portuguesa um guia para decisores políticos, um manual para a formação de professores, planos de programas de estudo. "Então vamos ter acesso a esse acervo", acrescentou.

Maritza Rosabal falava após a XI Reunião dos ministros da Educação, que decorreu 'online' e que teve como tema "A Educação nos Estados-membros da CPLP e o contexto da pandemia da Covid-19", encontro que contou, pela primeira vez, com a participação de organizações internacionais, e em que um dos assuntos em agenda era precisamente o reforço das relações institucionais com estas organizações nos domínios da educação e formação.

Além dos ministros e responsáveis dos Estados-membros pela área da educação, participaram na reunião a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Agência Nacional Erasmus Educação e Formação.

A sessão de abertura da reunião de ministros contou ainda com a intervenção da diretora-geral adjunta da Educação da UNESCO, Stefania Giannini.

Quanto à OIE também esteve presente "com questões muito concretas, como possibilidades de desenvolvimento de projetos na área das ciências e tecnologia, e o reforço de um projeto de ensino da matemática, que está em implementação e terá reforço nesta matéria", adiantou a responsável do executivo cabo-verdiano.

Outra área em que poderá haver também mais da colaboração entre a OIE e a CPLP, segundo Maritza Rosabal, é "a da promoção das estatísticas no âmbito da CPLP".

"São projetos que já têm contado com a colaboração daquela organização e é uma área que irá ser reforçada no âmbito das competências", afirmou.

As duas organizações discutiram ainda a possibilidade de a CPLP poder utilizar plataformas e todo um repositório digital que a OIE tem em todas as áreas da educação, adiantou.

"A OIE é uma organização já com todo um caminho percorrido e tem muitas questões que pode partilhar e que está partilhando connosco", sublinhou a ministra da Educação de Cabo Verde.

Em agenda da reunião de hoje esteve ainda a implementação do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2016-2020) e as orientações estratégicas para o período 2021- 2026.

A CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório