Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo alemão exprime preocupação com redução de tropas dos EUA

O Governo alemão disse hoje que está "particularmente preocupado" com o impacto da anunciada redução das tropas dos EUA no Afeganistão nas negociações de paz em curso na região.

Governo alemão exprime preocupação com redução de tropas dos EUA
Notícias ao Minuto

14:45 - 18/11/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

O Pentágono anunciou na terça-feira que os Estados Unidos reduzirão o efetivo de tropas no Afeganistão para 2.500 soldados, até janeiro próximo, cumprindo uma promessa do Presidente Donald Trump de manter na região o menor contingente norte-americano em duas décadas de conflito.

"Estamos particularmente preocupados com o que o anúncio dos Estados Unidos pode significar para o avanço das negociações de paz no Afeganistão", disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, numa conferência de imprensa.

As negociações de paz entre os talibãs e o Governo afegão decorrem após um acordo entre Washington e os rebeldes, apesar de serem perturbadas pela continuação de ataques de ambas as partes.

"Após anos de conflito, os dois lados estão sentados à mesa das negociações e começaram a discutir de forma construtiva", salientou Maas, acrescentando que "não devem ser colocados quaisquer obstáculos adicionais", referindo-se à retirada de tropas do terreno.

Maas disse ainda que a Alemanha - que tem no Afeganistão 1.300 soldados, sob controlo da NATO - também está preocupada com as consequências que a decisão dos Estados Unidos pode ter na segurança das suas forças na região.

Uma retirada precipitada das forças internacionais do Afeganistão pode ter "um preço muito elevado", com o risco de este país "voltar a ser uma base para terroristas internacionais", alertou o chefe da diplomacia alemã.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Christopher Burger, disse que o seu Governo não fora informado dos planos concretos do Pentágono, realçando a preocupação com a forma como o processo está a ser gerido desde Washington.

A redução das tropas ordenada pelo Presidente dos EUA em exercício, Donald Trump, deve ocorrer em janeiro, a poucos dias da tomada de posse do Presidente eleito, Joe Biden, que está marcada para o dia 20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório