Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Começam eventos da cimeira do G20, ofuscada pela pandemia de Covid-19

A presidência do G20, atualmente da Arábia Saudita, deu início hoje a uma série de eventos virtuais que acontecem antes da cimeira do grupo, no próximo sábado e domingo, um encontro anual afetado pela pandemia da Covid-19.

Começam eventos da cimeira do G20, ofuscada pela pandemia de Covid-19
Notícias ao Minuto

17:04 - 17/11/20 por Lusa

Mundo G20

Hoje foi o primeiro dia de uma agenda repleta de mesas redondas e conferências de imprensa, sempre por videoconferência devido às restrições do novo coronavírus, que impediram Riade de acolher a reunião do G20 este ano.

Os debates de hoje foram focados no meio ambiente, com uma mesa redonda que teve como convidado o chefe de tecnologia da petrolífera Aramco, Ahmad Alkhowaiter, que falou dos desafios das mudanças climáticas para o setor da energia.

"Como produtora global de energia, a Arábia Saudita procura soluções através da inovação e em colaboração com os membros do G20 para criar uma estrutura sustentável para o crescimento depois da pandemia", afirmou a presidência, em comunicado.

Todas as conversações de hoje e dos próximos dias decorrem dentro do contexto da situação gerada pela pandemia em todo o mundo, algo que o G20 já abordou em várias ocasiões desde que a Arábia Saudita assumiu a presidência no final de 2019 e, sobretudo, a partir de março de 2020.

Sob o título de "aproveitar as oportunidades do século XXI para todos", o reino, que sucedeu ao Japão na presidência do Grupo, teve os seus ambiciosos planos para este ano ofuscados pela covid-19, que obrigou que a maior parte dos eventos aconteçam através da Internet.

A Cimeira de Chefes de Estado e do Governo do G20 também vai decorrer 'online' e vai focar-se no impacto da pandemia no âmbito económico, social e humano, assim como nas políticas fiscais, laborais e de outro tipo para fazer frente à crise global gerada pelo novo coronavírus.

O G20 é composto pela África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, Arábia Saudita e União Europeia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.328.048 mortos resultantes de mais de 55 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório