Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Boris considerou desastre a autonomia escocesa em reunião com deputados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que o processo de autonomia da Escócia foi um "desastre" estando a ser hoje alvo de fortes críticas dos nacionalistas escoceses.

Boris considerou desastre a autonomia escocesa em reunião com deputados
Notícias ao Minuto

08:59 - 17/11/20 por Lusa

Mundo Boris Johnson

O chefe do governo do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, que está submetido a isolamento por ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19, referiu-se à Escócia durante uma reunião realizada por meios remotos com deputados do Partido Conservador que representam as circunscrições do norte do país.

De acordo com o tabloide The Sun, o primeiro-ministro disse aos membros do Parlamento que "a autonomia a norte da fronteira foi um desastre", referindo-se à Escócia. 

Segundo a mesma notícia, Johnson acrescentou que a concessão da autonomia foi um grande erro do ex-primeiro-ministro trabalhista Tony Blair que concedeu o estatuto ao País de Gales e à Escócia após a vitória nas eleições gerais de maio de 1997. 

O Partido Nacionalista Escocês (SNP) de Nicola Sturgeon e o Partido Trabalhista já criticaram os comentários de Boris Johnson.

As eleições regionais escocesas estão agendadas para maio de 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório