Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Furacão Iota provoca estragos na Nicarágua

O furacão Iota de categoria 4, com ventos de 250 quilómetros por hora, chegou na segunda-feira à noite à Nicarágua onde arrancou telhados de casas, derrubou linhas elétricas e inundou ruas, segundo as autoridades locais.

Notícias ao Minuto

08:22 - 17/11/20 por Lusa

Mundo Nicarágua

Num relatório preliminar, as autoridades do país relatam ventos com rajadas fortes, chuva, quedas de árvores, de postes e desprendimento de telhados na madrugada de hoje.

O Iota entrou perto de Haulover, que foi evacuada na totalidade e onde se desconhece a existência de estragos. Neste local vivem cerca de 350 famílias com 1.750 pessoas, a maioria indígenas de origem Miskito, comunidade dedicada à pesca artesanal e ao turismo.

Em Bilwi registaram-se ventos devastadores e chuvas torrenciais, que deixaram a população sem luz e ruas inundadas, segundo o relatório e depoimentos de moradores.

codiretor do Sistema Nacional de Prevenção, Mitigação e Atenção a Desastres da Nicarágua, Guillermo González, garantiu que conseguiram retirar, antes do impacto do furacão, mais de 40.000 pessoas.

diretor do Instituto de Meteorologia de Estudos Territoriais da Nicarágua, Marcio Baca, afirmou que o Iota, que registou ventos de até 260 quilómetros por hora, é o furacão mais poderoso da história da Nicarágua.

As autoridades preveem que o Iota vai continuar a avançar por terra num lento processo de enfraquecimento até passar a tempestade tropical antes de entrar nas Honduras.

O Centro Humbold, não-governamental, alertou para o aumento do risco de deslizamentos ou desabamentos, pois os solos estão saturados após serem atingidos pelo furacão Eta categoria 4, em 03 de novembro, que destruiu 1.890 casas e causou danos parciais em 8.030.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório