Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Parlamento muda regras; Portugal com novos "encerramentos?"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Parlamento muda regras; Portugal com novos "encerramentos?"
Notícias ao Minuto

07:52 - 17/11/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A Covid-19 continua a infetar e a matar milhares de pessoas em todo o mundo, sem olhar a género ou idade. Nos Estados Unidos, onde mais de 11 milhões de pessoas já foram infetadas, mais de um milhão são bebés, crianças e adolescentes, anunciou a Associação de Hospitais Infantis. Um número considerado "chocante e trágico", e que nos faz recordar a necessidade urgente de que uma solução para combater o vírus seja criada.

Desse ponto de vista, são positivas as notícias tornadas públicas esta segunda-feira, pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna que anunciou que a sua vacina experimental contra a Covid-19 tem quase 95% de eficácia. Uma informação que o diretor médico da empresa afirma que não podia ter sido dada mais cedo, uma vez que "não seria humanamente possível fazer isto mais depressa", mas que traz um sinal de esperança de que está para breve a vacina contra a Covid-19.

Por cá, Marcelo Rebelo de Sousa recebe hoje e amanhã, em Belém, os vários partidos com assento parlamentar para os para ouvir sobre o Orçamento do Estado para 2021 e o Estado de Emergência, que poderá vir a ser renovado ainda esta semana, uma vez que o vigente termina na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro.

Recorde-se que há 191 concelhos de risco elevado em Portugal, com mais de 240 casos da Covid-19 por 100 mil habitantes. Esta segunda-feira, o país registou, nas últimas 24 horas, mais 3.996 infetados pelo novo coronavírus, e 91 mortes, tendo ainda sido atualizados os dados por concelho.

Consulte os mapas da evolução da Covid-19 em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h00 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.

14h55 - A mutação do vírus SARS-CoV-2 detetada em visons e em mais de 200 pessoas na Dinamarca neste mês apresenta um risco pouco significativo no contexto da atual pandemia de covid-19, consideram dois cientistas portugueses. Apesar de a informação ter levado ao anúncio de medidas drásticas no país nórdico, nomeadamente com o abate de cerca de 15 milhões destes animais, e de Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) se terem também pronunciado, a virologista Maria João Amorim, investigadora principal no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), rejeitou eventuais alarmismos.

14hh50 - O jogo de hoje entre Suíça e Ucrânia, marcado para Lucerna e a contar para a última jornada da Liga das Nações de futebol, foi adiado devido à existência de vários casos positivos ao novo coronavírus nos ucranianos.

14h35 - A Assembleia da República pré-agendou para sexta-feira às 9h o debate e votação de uma eventual renovação do Estado de Emergência, caso esta venha a ser decidida pelo Presidente da República. Recorde-se que o atual período de 15 dias de estado de emergência, que foi aprovado no parlamento com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, abstenções de BE, PAN e Chega e votos contra de PCPPEV e Iniciativa Liberal, termina às 23:59 da próxima segunda-feira, 23 de novembro.

14h25 -  O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) confirmou a existência de cinco novos casos de infeção em profissionais de saúde que prestam a sua atividade na Unidade Hospitalar de Abrantes. Há, agora, um total de 10 casos de profissionais infetados, cinco no Laboratório da Unidade Hospitalar de Abrantes, e outros cinco que prestam a sua atividade também na Unidade Hospitalar de Abrantes, no Serviço de Medicina Interna, noticia o Medio Tejo.

14h10 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes de pacientes com covid-19, elevando o total de mortes para 118, num dia em que o país registou mais 52 novos casos positivos, informou fonte oficial.

14h00 - A França não irá permitir público nos estádios de futebol até janeiro do próximo ano, terá avançado um fonte da presidência do país gaulês, refere a AFP.

13h45 - A região Norte do país vai contar com mais 230 camas de internamento que resultam da reorganização de serviços para dar resposta aos utentes. O anúncio foi feito ontem pela ministra Marta Temido

13h26 - O Parlamento vai adotar novas regras de funcionamento devido ao estado de emergência, pelo menos até dezembro. Apenas um quinto dos deputados vão participar presencialmente nos plenários e os restantes por videoconferência no respetivo computador no hemiciclo - como até aqui - "ou situado no respetivo gabinete localizado no Palácio de São Bento ou no novo edifício da Assembleia da República".

Durante a vigência destas medidas, apenas podem participar nas sessões plenárias por videoconferência fora do Parlamento os deputados com residência ou eleitos pelos círculos eleitorais das Regiões Autónomas e da emigração (em caso de impossibilidade de voos), bem como "os deputados a quem tenha sido determinado, por autoridade de saúde, o isolamento".

13h14 - Putin pede aos países BRICS cooperação na criação de vacinas. O presidente da Rússia apelou hoje aos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para que acelerem a criação de um centro de investigação e desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

13h08 - Falta de profissionais atrasa abertura de unidade de retaguarda no Alto Minho. "O espaço está preparado com camas, mobiliário, enfermaria, zonas de apoio logístico, circuitos definidos e climatização pronta a funcionar logo que tenhamos utentes. Aguardamos a mobilização dos recursos humanos, situação mais complexa pela falta de disponibilidade do mercado. Está a ser muito difícil contratar", afirmou o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo.

12h52 - PCP vai reunir Comité central com vista à preparação do XXI congresso nacional do partido, de 27 a 29 de novembro, em Loures. Apesar de não se saber se o estado de emergência será prolongado, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa considera que é "desejável" que o congresso do PCP decorra de acordo com as regras do estado de emergência, apesar de a lei salvaguardar reuniões políticas. Mas, nos últimos três dias, o PCP respondeu com silêncio a esta posição do chefe do Estado.

12h50 - Desempregados 'invisíveis' têm impacto no consumo de 15 milhões por mês. A população desempregada em Portugal, que não entra nas estatísticas oficiais, mas com acesso às medidas de apoio à pandemia, ascende a 40 mil, sendo que contribui adicionalmente para o consumo com 15 milhões de euros mensais

12h45 - A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) criou áreas dedicadas à avaliação de doentes com suspeitas de infeção respiratória ou pelo vírus da doença covid-19 em quatro serviços de urgência e três centros de saúde.

12h40 - Matiné 'online' no domingo. O DJ de Viana do Castelo que, durante o confinamento de março, juntou mais de 20 mil pessoas numa sessão 'online' que recriou as tardes dançantes dos anos 80, vai fazer nova matiné no domingo, de recolher obrigatório.

12h32 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 1.328.048 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11:00. Mais de 55.022.350 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados e pelo menos 35.235.100 pessoas já foram consideradas curadas.

12h31 - O Tribunal da Relação de Lisboa considera, num acórdão a propósito do confinamento de turistas estrangeiros nos Açores devido à Covid-19, que as autoridades de saúde não têm poder para decretar medidas de privação de "liberdade". Segundo o acórdão, a Autoridade Regional de Saúde, não é uma das entidades constitucionalmente válidas para decretar a privação da liberdade física, sendo que, além disso, nenhum dos turistas em causa "foi sequer visto por um médico, o que se mostra francamente inexplicável, face à invocada gravidade da infeção".

12h01 -  sérvio Aleksanddar Kolarov, lateral esquerdo do Internazionale Milano, testou positivo à Covid-19, de acordo com um comunicado divulgado pelo emblema transalpino nesta terça-feira. O teste foi realizado nesta segunda-feira pelo departamento clínico da seleção sérvia . No comunicado pode ler-se que o lateral está "totalmente assintomático" e que vai agora cumprir o respetivo isolamento profilático.

11h52 - Fernando Medina afirmou, no comentário na TVI24, que "estamos na fase mais difícil de todas da pandemia" e que terá de haver novos períodos de "encerramentos". "O que já assistimos neste fim de semana, que vamos assistir no próximo e é possível que voltemos a assistir. Que voltemos a assistir até de forma mais prolongada porque, verdadeiramente, não há outra forma de nós controlarmos esta evolução dos números se não fizermos isto", defendeu, acrescentando que "nenhum de nós quer estar no cenário de sermos levados a uma posição de esgotamento ou rutura do Serviço Nacional de Saúde".

11h30 - O Varzim retomou esta terça-feira os treinos depois de suspender a atividade nos últimos dias por força do surto de Covid-19 que assolou o plantel e o staff técnico. O caso mais grave, cuja identidade se desconhece, trata-se de um futebolista que está internado no Hospital Pedro Hispano, por agravamento da doença nos últimos dias.

11h08 - Em setembro de 2020, nos aeroportos nacionais registou-se o movimento de 1,9 milhões de passageiros, representando um decréscimo de 69,0% (-65,9% em agosto). Tendência de recuperação foi invertida, revela o INE.

11h02 - O ministro da Saúde da França, Olivier Véran, disse hoje que se a vacina da Pfizer contra o coronavírus for eficaz e segura, a vacinação no país será gratuita e deverá começar no início do próximo ano.

10h57 - O vice-presidente da comunidade de Madrid quer que todos os madrilenos sejam testados à Covid-19, nas farmácias, antes do Natal. Em declarações ao La Sexta, Ignacio Aguado, explica que o objetivo é transmitir "tranquilidade aos madrinelos na altura das seias de Natal".

10h40 - O pai do ator Márcio Garcia encontra-se internado nos Cuidados Intensivos em estado grave com Covid-19. A notícia é avançada pelo apresentador brasileiro nas suas redes sociais, onde confessa que achava que a doença não era assim "tão grave" até ver o pai nos Cuidados Intensivos.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Marcio Garcia : ) (@oficialmarciogarcia)

10h30 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, na segunda-feira, a distribuição geográfica dos casos da Covid-19, uma atualização que já não era feita desde o final de outubro. Porém, agora a métrica é outra: trata-se da distribuição por concelho dos casos confirmados por cada cem mil habitantes e não de valores absolutos da infeçãoEstes são os 10 concelhos onde a situação é mais crítica: 

  • Paços de Ferreira (3.698 casos por 100 mil habitantes)
  • Lousada (3.362 casos por 100 mil habitantes)
  • Vizela (2.653 casos por 100 mil habitantes)
  • Manteigas (2.627 casos por 100 mil habitantes)
  • Paredes (2.132 casos por 100 mil habitantes)
  • Penafiel (2.055 casos por 100 mil habitantes)
  • Guimarães (1.886 casos por 100 mil habitantes)
  • Fafe (1.787 casos por 100 mil habitantes)
  • Santo Tirso (1.782 casos por 100 mil habitantes)
  • Belmonte (1.766 casos por 100 mil habitantes)

10h20 - Os anúncios publicitários "são duros, mas necessários". Foi desta forma que a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, caracterizou a nova campanha de publicidade contra a Covid-19. objetivo? Transmitir aos cidadãos a importância do cumprimento das medidas sanitárias.

10h00 - O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 272 mortos devido à covid-19, tendo um total de 47.647, e contabiliza agora 1.986.864 pessoas infetadas com o coronavírus SARS-Cov-2, segundo dados oficiais.

09h50 - Covid-19 faz um ano. Foi há um ano que foi diagnosticado aquele que se acredita ter sido o primeiro caso de Covid-19, no mundo. O primeiro doente da pandemia foi identificado na cidade de Wuhan, na China, cidade onde a pandemia teve origem.

09h25 - Rússia registou 22.410 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.971.013 Já em termos de vítimas mortais, o número continua a subir, tendo sido registadas 442 mortes nas últimas 24 horas (ontem foram reportados 303 óbitos).

09h00 - Com as visitas dos familiares aos utentes novamente suspensas por indicação médica devido ao agravamento da situação pandémica do concelho, a Misericórdia da Figueira da Foz decidiu recuperar as visitas por grua, que tanto sucesso fizeram na primeira vaga da pandemia da Covid-19, noticia o Figueira na Hora.

08h26 - O director-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, partilhou num tweet algumas das lições aprendidas com a pandemia. Entre elas, que a economia e a saúde estão intimamente relacionadas e que a saúde não é um luxo reservado para aqueles que o podem pagar.

08h21 - Angela Merkel recordou, esta terça-feira, que a pandemia continua a ser uma situação "muito séria" mas mostrou-se otimista em relação ao próximo ano. Lembrando que entre 30% a 40% da população alemã pertence a grupo de risco, a chanceler afirma que "restringir os contactos entre pessoas foi uma das decisões mais difíceis do seu mandato". 

08h18 - Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Energética, foi esta segunda-feira entrevistado no programa Polígrafo SIC, da SIC Notícias, onde revelou que o Governo não exclui "restrições suplementares" nos municípios mais atingidos pela pandemia da Covid-19. O ministro falou ainda sobre o setor da restauração, que se manifestou no passado fim de semana, afirmando que os 20% de apoio extraordinário que vai receber não deve "fazer esquecer a medida de grande alcance que o Governo propôs ainda há uma semana: que é uma medida de 750 milhões a fundo perdido para as empresas do comércio não alimentar, restauração, alojamento e cultura". 

07h54 - Investigadores do Instituto Nazionale dei Tumori di Milano (INT), em Itália, apontam que o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, tem estado a circular em Itália desde setembro do ano passado.

07h19 - A Alemanha registou 14.419 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no último dia, elevando o total acumulado para 815.746. No que diz respeito ao número de vítimas mortais, há registo de 267 mortos nas últimas 24 horas, mais do triplo do que o número reportado na segunda-feira (62). 

07h18 - A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje restrições pandémicas arbitrárias realizadas por grupos armados na Ucrânia, que estão a bloquear o acesso da população a necessidades humanitárias básicas.

07h17 - O México registou 319 mortos e 2.874 infestados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 98.861 e o de infetados para 1.009.396, disseram as autoridades.

07h16 - Mais de um milhão de bebés, crianças e adolescentes foram diagnosticados com o novo coronavírus nos Estados Unidos, informaram nesta segunda-feira a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Associação de Hospitais Infantis. "Acho esse número chocante e trágico. Não vimos um vírus espalhar-se tão rápido nas nossas comunidades desde antes de termos vacinas contra o sarampo e a poliomielite", advertiu a presidente da AAP, Sally Goza.

07h14 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 15 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Os 15 casos importados foram detetados nos municípios de Xangai (leste) e Tianjin (nordeste) e nas províncias de Sichuan (centro), Guangdong (sudeste) e Shandong (nordeste).

07h10 - Dia Nacional do Não Fumador. A especialista Maria João Batista dá-lhe boa razões para deixar de fumar num ano de pandemia, lembrando que os fumadores com infecção a SARS-CoV-2 acarretam maior risco de progressão para doença grave, maior risco de ventilação mecânica e maior risco de morte. Leia na íntegra a opinião da médica sobre este assunto.

07h08 - O futuro do trabalho vai estar hoje em debate numa conferência organizada pela agência Lusa, numa altura em que a pandemia de Covid-19 continua a trazer desafios ao mundo laboral. No encontro vai se debater as mudanças no mercado de trabalho, a automação e a digitalização, o teletrabalho, o futuro das relações laborais, as novas competências, os desafios das empresas e o papel do Estado enquanto regulador.

07h07 - Os Estados Unidos registaram 1.008 mortos e 165.565 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h05 - O Presidente da República recebe hoje à tarde em Belém a Iniciativa Liberal, Chega, PEV e PAN em audiências separadas para ouvir aqueles partidos sobre o Orçamento do Estado para 2021 e o estado de emergência. Estas audiências foram anunciadas na passada quinta-feira através de uma nota no portal da Presidência da República na Internet, segundo a qual Marcelo Rebelo de Sousa "quer ouvir os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2021, atualmente em discussão na especialidade, e sobre a situação de pandemia e o estado de emergência".

07h02 - Bom dia! Damos início a um novo registo sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo. Pode, contudo, recordar o que se passou no dia de ontem, aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório