Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

IIAG regista declínio na governação africana pela primeira vez desde 2010

O Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) registou em 2019 um declínio pela primeira vez desde 2010, de acordo com o relatório publicado hoje.

IIAG regista declínio na governação africana pela primeira vez desde 2010
Notícias ao Minuto

07:43 - 16/11/20 por Lusa

Mundo IIAG

A pontuação média geral diminuiu 0,2 pontos em 2019 para 48,8 em relação aos 49 pontos de 2018, o que representa a primeira queda anual numa década. 

O declínio recente é atribuído a uma deterioração do desempenho em três das quatro categorias do IIAG: "Participação, direitos e inclusão", "Segurança e Estado de Direito" e "Desenvolvimento humano".

Esta trajetória não é totalmente inesperada, pois o progresso vinha a registar um abrandamento na segunda metade da década passada, com destaque para as categorias de "Desenvolvimento humano" e "Bases para as oportunidades económicas". 

No mesmo período, registou-se uma deterioração em "Segurança e Estado de direito" e em "Participação, direitos e inclusão", mais acentuadamente nesta última categoria.

Ainda assim, o relatório ressalta que, ao longo da década, o desempenho geral da governação progrediu ligeiramente e que no ano passado 61,2% da população de África vivia num país em que a Governação geral era melhor do que em 2010.

Segundo o estudo, os avanços alcançados ao longo da última década foram maioritariamente impulsionados por melhorias nas oportunidades económicas e no desenvolvimento humano. 

Ao mesmo tempo, o continente também tem registado uma situação de segurança cada vez mais instável e uma erosão nos direitos civis.

Ao longo da última década, 20 países, que acolhem 41,9% da população de África, alcançaram progressos em "Desenvolvimento humano" e "Bases para as oportunidades económicas", mas, em simultâneo, caíram em "Segurança e Estado de direito" e em "Participação, direitos e inclusão".

No total das quatro categorias, apenas oito países conseguiram melhorar ao longo da década: Angola, Chade, Costa do Marfim, Etiópia, Madagáscar, Seicheles, Sudão e Togo.

O Índice Ibrahim de Governação Africano (IIAG) mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.  

O IIAG 2020 mantém as mesmas quatro categorias, mas passou a incluir novos indicadores sobre o meio ambiente e a igualdade e uma nova secção totalmente dedicada às Vozes dos cidadãos de África.

Uma análise da "perceção da população da governação geral" encontrou em 2019 a pontuação mais baixa da década, tendo o ritmo de deterioração quase duplicado nos últimos cinco anos.

Apesar de este relatório não analisar o impacto em África da pandemia de covid-19, que só chegou ao continente em 2020, os autores antecipam um agravamento dos problemas em termos de "Participação, direitos e inclusão" e um impacto ao nível da evolução económica até agora positiva.

"Os desafios e fragilidades que já se verificavam na governação africana, revelados pelo IIAG de 2020, são exacerbados pela covid-19, que ameaça também o progresso económico. A insatisfação e desconfiança associadas à aplicação da governação são crescentes", comentou Mo Ibrahim, presidente da Fundação que fundou com o mesmo nome e que promove o Índice.

Para o empresário de origem sudanesa, os países africanos terão de demonstrar nos próximos anos "tanto a sua determinação em salvaguardar a democracia como a sua capacidade de seguir um novo modelo de crescimento mais resiliente, mais equitativo, mais sustentável e mais autossuficiente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório