Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Autoridades belgas reconhecem que país pode ter atingido pico da 2ª. vaga

A Bélgica aparenta ter atingido o pico de novos casos de covid-19, com 1.500 infetados internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), total que registou uma ligeira queda, indicaram hoje as autoridades sanitárias belgas.

Autoridades belgas reconhecem que país pode ter atingido pico da 2ª. vaga
Notícias ao Minuto

17:33 - 13/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

No entanto, o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, descartou para já, qualquer diminuição nas medidas restritivas que o Governo impôs no país, garantindo que serão mantidas por, pelo menos, mais duas semanas, mantendo-se encerrados o comércio não essencial e o recolher obrigatório noturno.

A intenção, segundo De Croo, é confirmar se se mantém a tendência decrescente de casos do novo coronavírus num país que apresenta uma taxa de incidência acumulada de 1.232 novos casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, um das mais altas da Europa, embora se tenha registado uma queda semanal de contágios de 48% e de 25% nas hospitalizações

"Apesar das melhorias ligeiras, a situação continua particularmente grave", sublinhou o dirigente liberal flamengo, depois de uma nova reunião consagrada à crise pandémica.

"Dado a reabertura das escolas [na próxima segunda-feira], é necessário continuar com um extremo cuidado, pelo que a Comissão Consultiva [associando os chefes dos diversos executivos do estado federal] decidiu manter as medidas em vigor", acrescentou.

A Bélgica, com cerca de 11,5 milhões de habitantes e que entrou num novo confinamento a 30 de outubro, por seis semanas, registou até hoje 520.393 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, e 13.891 mortes.

Embora seja um dos países europeus com mais óbitos, a Bélgica observa agora uma desaceleração da circulação do vírus (a taxa de incidência é inferior à registada em França), bem como novas internações hospitalares.

Quinta-feira, pela primeira vez em mais de três semanas, o número de novas hospitalizações caiu para menos de 400 por dia, anunciou hoje em conferência de imprensa Yves Van Laethem, um dos porta-vozes das autoridades sanitárias belgas.

Laethem realçou que, na semana passada, houve quase tantas altas quanto internamentos nos hospitais.

O porta-voz indicou que a Bélgica tem atualmente 7.010 infetados nos hospitais, 1.452 deles em UCI, número que está a descer pelo terceiro dia consecutivo, referindo que, se tudo continuar no mesmo ritmo, se estima que o total de novos casos diários possa cair valores inferiores a 1.000 no início de dezembro.

Para combater a propagação do vírus, cafés e restaurantes foram fechados em todo o país a 19 de outubro e o comércio considerado não essencial (excluindo alimentos, farmácias ou livrarias) desde 02 deste mês.

As férias escolares foram estendidas de uma para duas semanas, enquanto o ensino superior agora é feito inteiramente à distância, com raras exceções.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório