Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Palestinianos criticam prevista visita de Pompeo a um colonato israelita

O primeiro-ministro palestiniano, Mohammed Shtayyeh, criticou hoje a visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, prevista para a próxima semana a um colonato na Cisjordânia ocupada, considerando tratar-se de um "precedente perigoso".

Palestinianos criticam prevista visita de Pompeo a um colonato israelita
Notícias ao Minuto

15:24 - 13/11/20 por Lusa

Mundo Cisjordânia

Pompeo deve tornar-se o primeiro chefe da diplomacia norte-americana a visitar um dos colonatos de Israel na Cisjordânia ocupada, considerados ilegais face ao direito internacional.

Esta visita é uma forma de "legitimar os colonatos" e cria "um precedente perigoso que viola a lei internacional", declarou Shtayyeh durante a visita a Ramallah da ministra dos Negócios Estrangeiros búlgara, Ekaterina Zaharieva.

Criticar Israel e "responsabilizá-lo pelo sofrimento persistente do nosso povo não é 'antissemitismo', mas uma forma de defender os valores da justiça, da liberdade e do direito à autodeterminação", adiantou, citado pela agência noticiosa palestiniana Wafa.

Segundo os media israelitas, Pompeo deve visitar as vinhas Psagot. Um dos seus vinhos foi batizado em honra do secretário de Estado norte-americano, após ele ter afirmado, há um ano, que os colonatos não eram contrários à lei internacional.

O Departamento de Estado não confirmou estas informações, tendo apenas indicado num comunicado na terça-feira que Pompeo se deslocaria a Israel no âmbito de uma visita ao Médio Oriente e que se encontraria com o primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu.

A colonização dos territórios palestinianos acelerou nos últimos anos sob impulso de Netanyahu e desde a chegada à Casa Branca do presidente Donald Trump, defensor ferrenho do Estado hebreu.

A visita a Israel do chefe da diplomacia norte-americana acontecerá a dois meses da tomada de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

Este criticou no passado os colonatos e prometeu intensificar os esforços diplomáticos visando estabelecer um Estado palestiniano.

Mais de 450.000 israelitas vivem na Cisjordânia, ocupada pelo exército israelita desde 1967, ao lado de 2,8 milhões de palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório