Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu a realizadora franco-argentina Nelly Kaplan, vítima de Covid-19

O ícone da 'Nouvelle Vague' e realizadora de 'A Noiva do Pirata' morreu aos 89 anos.

Morreu a realizadora franco-argentina Nelly Kaplan, vítima de Covid-19
Notícias ao Minuto

17:03 - 12/11/20 por Sara Gouveia

Mundo Cinema

A cineasta e ícone da 'Nouvelle Vague' francesa Nelly Kaplan morreu esta quinta-feira em Genebra, aos 89 anos, vítima da Covid-19. 

A também escritora anarcofeminista tinha acompanhado o companheiro, o ator e produtor Claude Makowski, à Suíça, onde este morreu em agosto em consequência da doença de Parkinson, explicou um familiar à RFI, e desde então,  permaneceu num lar onde contraiu o novo coronavírus.

Nelly Kaplan nasceu em Buenos Aires a 11 de abril de 1931, no seio de uma família de judeus russos. Os pais, perante uma filha problemática, costumavam mandá-la para o 'Coliseo Palermo', um cinema onde passava o dia a ver filmes.

Tornou-se conhecida com 'A Noiva do Pirata', exibido no Festival de Veneza de 1969, com Bernadette Lafont no papel de uma órfã que se vinga da aldeia mesquinha onde a sua mãe foi explorada.

Mas realizou outros filmes, como 'Papa, les petits bateaux…' (1971) e 'Charles et Lucie' (1979), assim como documentários sobre artistas consagrados (Pablo Picasso, Gustave Moreau, Abel Gance, André Masson, Victor Hugo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório