Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: "A regra é simples: ficar em casa"; 191 concelhos de risco

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: "A regra é simples: ficar em casa"; 191 concelhos de risco

Mais concelhos vão ser considerados de risco. Após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa referiu que da lista inicialmente com 121 regiões, saem sete dos que constavam, mas entram outras 77. No total, 191 zonas estarão abrangidas.

O primeiro-ministro frisou ainda que foi determinando o encerramento a partir das 13h de sábado até às 8h de domingo e das 13h de domingo até às 8h de segunda-feira de todos os estabelecimentos comerciais ou de restauração.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela DGS, esta quinta-feira, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 78 mortos e 5.839 infetados.

Consulte nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h19 - Avançado gaulês testa positivo à Covid-19 e falha duelo frente a Portugal. Ben Yedder é baixa confirmada para o duelo entre Portugal e França, no próximo sábado, no estádio da Luz,  para o jogo da penúltima jornada da fase de grupos da Liga das Nações, depois do avançado gaulês ter testado positivo à Covid-19.

Em comunicado, a federação gaulesa informa que o avançado do Monaco já está a cumprir o respetivo isolamento profilático, não tendo já comparecido no treino desta quinta-feira. 

22h48 - Governo "não tinha outra solução. A situação é gravíssima". Manuela Ferreira Leite considerou que as medidas decretadas esta quinta-feira pelo Executivo pecam por serem tardias. A ex-governante lembrou que ver a Ordem dos Médicos e a Comissão de Ética a definirem critérios de tratamento de pacientes com Covid-19 é "um dramatismo".

22h21 - 'Anjos na Terra'. Grafitti em Gaia homenageia os profissionais de saúde. Assina como mr. dheo e o grafitti que fez em Vila Nova de Gaia, em homenagem aos profissionais de saúde, está a ser um sucesso após ter sido partilhado pelo próprio na rede social Instagram. De nome 'Anjos na Terra', a obra mostra uma profissional a derrotar o novo coronavírus com um taco de basebol.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por (@mrdheo)

22h17 - Ordem dos Médicos propõe avaliar necessidade de confinamentos seletivos. A Ordem dos Médicos propôs hoje a avaliação da necessidade de confinamentos seletivos por períodos entre duas e três semanas, depois de uma reunião sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal.  

22h06 - António Costa deixa mensagem no Twitter. "O @govpt tem procurado gerir o equilíbrio entre controlar a pandemia e perturbar o mínimo a vida das pessoas. Uns acham as medidas tardias, outros pedem que sejam adiadas; uns que são insuficientes, outros que são excessivas. A regra é simples: ficar em casa, para bem de todos", escreveu o primeiro-ministro.

21h52 - Presidente da Câmara Municipal de Espinho em quarentena. O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Pinto Moreira, está desde hoje em quarentena devido a contacto próximo com um infetado com covid-19, revelou fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro.

21h46 - Coronavírus "vai ser domesticado" e as pessoas vão habituar-se a ele. "Todos os anos temos gripe sazonal, aceitamos pacificamente. O coronavírus vai ser domesticado como o vírus da gripe. Vamos habituarmo-nos aos seus malefícios", disse Constantino Sakellarides numa videoconferência sobre a covid-19 copromovida pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

21h32 - É oficial! Bruno Nogueira confirma regresso de 'Como é Que o Bicho Mexe'. Bruno Nogueira usou esta quinta-feira, dia 12, as suas redes sociais para confirmar o regresso do grande sucesso desta quarentena: 'Como é Que o Bicho Mexe' - um direto no Instagram que, sem que nada o fizesse prever, preencheu o serão de muitos portugueses durante a primeira fase da pandemia da Covid-19.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Bruno Nogueira (@corpodormente)

21h02 - "É impossível não pensar que vamos ter um novo estado de emergência". O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje ser "impossível não pensar que necessariamente" Portugal vai ter um novo estado de emergência, considerando que os dados da pandemia demonstram esta necessidade.

Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros de hoje, António Costa foi questionado sobre se entendia que será necessário um novo estado de emergência, depois de ter dito que, no próximo Conselho de Ministros, o Governo terá a "oportunidade de apreciar, se for essa a intenção do senhor Presidente da República", a necessidade de o prolongar.

20h48 - Évora discorda de inclusão em concelhos de risco e alerta para impactos. O presidente da Câmara de Évora disse hoje discordar da inclusão do município na lista dos concelhos com elevado risco devido à Covid-19 e alertou para as consequências sociais e económicas da medida.

20h39 - Costa pede esforço para aliviar "enorme pressão" dos profissionais do SNS. O primeiro-ministro pediu hoje "um esforço adicional" aos cidadãos para conter o crescimento da Covid-19, salientando que é preciso apoiar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que já se encontram sob "enorme pressão".

20h37 - Psiquiatra alerta para risco crescente de problemas psicológicos. O psiquiatra Júlio Machado Vaz alertou hoje para o risco de a pandemia da covid-19, da qual as pessoas "estão muito cansadas", provocar, de forma lenta mas crescente, o aparecimento de problemas psicológicos.

20h30 - Costa assume toda a culpa por mensagem mal transmitida sobre novas regras. O primeiro-ministro, António Costa, assumiu hoje toda a culpa pela mensagem mal transmitida sobre as novas regras para o estado de emergência, deixando claro que "é mesmo para as pessoas ficarem em casa".

20h28 - Só estes locais podem abrir na tarde/noite dos próximos fins de semana. Nos próximos dois fins de semana, o Governo decidiu, no âmbito do combate à propagação da pandemia da Covid-19, o "encerramento do comércio a partir das 13h e abertura a partir das 8h".

Esta limitação tem, contudo, exceções:

  • Farmácias;
  • Clínicas e consultórios;
  • Estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2;
  • Bombas de gasolina.

O Executivo anunciou ainda que, a partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.

20h21 - Setúbal autoriza abertura do comércio às 8h nos próximos fins de semana. A Câmara Municipal de Setúbal autoriza a abertura dos estabelecimentos comerciais às 08h00 nos próximos fins de semana, face ao recolher obrigatório, das 13h00 às 5h00, decretado pelo Governo, anunciou hoje a autarquia.

20h08 - Morreram quase 43 mil pessoas em França, 418 nas últimas 24h. A França registou 418 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas elevando o número total de mortos no país para 42.960 pessoas desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades francesas.

20h01 - Rússia anuncia eficácia de 92% da vacina Sputnik V. A equipa de investigadores que está a desenvolver a vacina russa contra a Covid-19 anunciou que os resultados preliminares da terceira fase do ensaio clínico apontam para uma eficácia de 92% da Sputnik V

Estes resultados resultam de uma análise a mais de 16 mil voluntários, entre o total de 40 mil envolvidos no ensaio, que decorreu três semanas depois de terem recebido a primeira dose da vacina ou de um placebo.

19h49 - Governo vai compensar em "20% perda de receita" dos restaurantes. O primeiro-ministro revelou ainda uma medida para a restauração que abrangerá "a perda de receita relativa aos dois fins de semana" e cujo objetivo é "mitigar o impacto negativo para o setor". A compensação poderá ser solicitada pelos estabelecimentos de restauração "a partir de dia 25" deste mês.

19h28 - Lista dos concelhos de risco atualizada. Saem sete dos que constavam da lista (com 121), mas entram outros 77. No total, 191 zonas estarão abrangidas. Consulte aqui.

19h13 - Decretado encerramento do comércio entre as 13h e as 8h no fim de semana. O Executivo decidiu que o comércio ao fim de semana só pode abrir às 8h e terá de fechar às 13 horas.

"Vimo-nos forçados a eliminar qualquer tipo de equívoco e, para que isso aconteça, fica determinando o encerramento a partir das 13h de sábado até às 8h de domingo e das 13h de domingo até às 8h de segunda-feira de todos os estabelecimentos comerciais ou de restauração", anunciou António Costa. 

19h00 - Após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa já fala ao país. "Situação é mais grave do que a que vivemos na primeira fase da pandemia", começou por afirmar. Siga em baixo:

18h21 - França mantém confinamento "inalterado" nas próximas duas semanas. O primeiro-ministro, Jean Castex, afirmou hoje que o confinamento em França vai continuar nos próximos 15 dias, mantendo-se abertos apenas os comércios considerados essenciais, e que o pico desta vaga deve ser atingido já no início da próxima semana.

18h00 - Fim do Conselho de Ministros. Já terminou o Conselho de Ministros onde o Executivo de António Costa esteve reunido para decidir novas medidas para o combate à pandemia da Covid-19. O aumento do número de concelhos de maior risco poderá subir dos atuais 121 para os 150.

17h59 - Espanha regista 19.511 novos casos e 356 mortes. O Ministério da Saúde espanhol comunicou, esta quarta-feira, 19.511 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.437.220. Houve ainda 356 óbitos a serem notificados no último dia e com esta atualização, o total de óbitos sobe para 40.461.

17h51 - Loures proíbe superfícies comerciais de abrir mais cedo no fim de semana. Os estabelecimentos comerciais do concelho de Loures (distrito de Lisboa) estão impedidos de abrir mais cedo do que o habitual no fim de semana, segundo um despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares (CDU), foi hoje divulgado.

17h45 - Marcelo aponta falhas na reação à pandemia de Covid-19. O Presidente da República defendeu hoje que houve falhas em diferentes níveis na reação à pandemia de Covid-19 que devem servir de lição para um reforço do multilateralismo e da capacidade de ação.

Numa curta mensagem gravada em vídeo, em francês, e hoje transmitida no Fórum da Paz de Paris, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que houve "falhas, crises na reação, na resposta de várias organizações internacionais, de vários governos, de várias entidades públicas e privadas".

17h41 - Pingo Doce volta atrás e mantém horários habituais das suas lojas. A Jerónimo Martins voltou atrás e vai manter os horários habituais nas suas lojas Pingo Doce no fim de semana, depois da controvérsia sobre a antecipação da abertura para as 6h30, anunciou hoje o grupo.

"A alteração extraordinária de horários comunicada pelo Pingo Doce gerou uma controvérsia nacional que não esperávamos e que não desejámos", afirma o grupo, em comunicado.

17h39 - Reino Unido regista o maior número de casos diários até à data. O Reino Unido registou mais 33.470 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Este é o maior número de novas infeções notificado desde o início da pandemia, segundo os dados do Governo. Os novos casos elevam o total acumulado confirmados para  1.290.195.

17h37 - Atriz da TVI Bárbara Branco está infetada com a Covid-19. Depois de Angie Costa ter testado positivo à Covid-19, e já depois de a jovem atriz ter recuperado e regressado ao trabalho, as gravações da novela da TVI 'Bem Me Quer' voltam a sofrer alterações devido a um novo caso positivo. A atriz Bárbara Branco está infetada com o novo coronavírus

Ver esta publicação no Instagram

Depois de saber que estive em contacto com uma pessoa que testou positivo à COVID-19, fiquei em casa em isolamento profilático. Com a ajuda da produção, fui testada o mais rapidamente possível, teste esse que deu negativo. Ainda em isolamento fiz um segundo teste que deu positivo, e ainda um terceiro teste que deu inconclusivo (ainda sendo portadora, a carga viral é muito baixa). Continuo em casa, estou sem qualquer tipo de sintomas e vou ser testada novamente até poder regressar ao trabalho em segurança. O Zé fez exatamente os mesmos testes que eu, testando negativo nos três, assim sendo, estamos a fazer o nosso isolamento sempre de máscara e o mais afastados possível dentro da mesma casa. Estamos em contacto com profissionais de saúde diariamente. Agradeço a prontidão da resposta de todos os que estão na difícil posição de comandar o barco desta novela em tempos de pandemia. A resposta rápida e o cuidado por parte da TVI, da Plural e, em especial, da produção da novela, que se mostrou incansável e presente ao longo destes dias, permitiu-me lidar com este “novo normal” da forma mais certa possível. Caso tenham sintomas ou qualquer tipo de dúvida, apoiem-se no profissionais de saúde e sigam as indicações da DGS. Pode acontecer a qualquer um. Estou cheia de saudades, mas daqui a nada já estou de volta! Bárbara

Uma publicação partilhada por Bárbara Branco (@_barbarabranco_) a 12 de Nov, 2020 às 8:01 PST

17h27 - Três concelhos do Norte registam o dobro da incidência média da região. O valor da incidência em três concelhos da região Norte, nomeadamente, Paços de Ferreira, Lousada e Vizela, é mais do dobro da média da região, segundo os dados por concelho da Administração Regional de Saúde do Norte.

Entre a última semana de outubro [de 27 outubro a 2 novembro] e a primeira semana de novembro [3 novembro a 9 novembro] os concelhos de Paços de Ferreira, Lousada e Vizela registaram valores superiores à incidência média na região, que se fixa em 1.146 casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

17h18 - Restaurantes da Figueira da Foz criticam recolher obrigatório às 13h. Os empresários da restauração da Figueira da Foz consideram que o recolher obrigatório às 13h00 nos dois próximos fins de semana representam mais uma "machadada" num setor em agonia e que resiste sem apoios estatais.

17h13 - Moçambique regista 103 novos casos e sobe total para 14.094. Moçambique registou mais 103 novos casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, subindo o total para 14.094 casos, e mantendo-se com 104 óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h03 - Morreu a realizadora franco-argentina Nelly Kaplan. A cineasta e ícone da 'Nouvelle Vague' francesa Nelly Kaplan morreu esta quinta-feira em Genebra, aos 89 anos, vítima da Covid-19. 

A também escritora anarcofeminista tinha acompanhado o companheiro, o ator e produtor Claude Makowski, à Suíça, onde este morreu em agosto em consequência da doença de Parkinson, explicou um familiar à RFI, e desde então,  permaneceu num lar onde contraiu o novo coronavírus.

16h48 - "Não é a máscara que nos afasta, é o vírus". A pandemia de Covid-19 determinou mudanças nos hábitos e nas rotinas, afastou famílias fisicamente e impôs a adoção de medidas restritivas como o recolhimento obrigatório. A Universidade do Porto partilhou um vídeo de sensibilização que pretende apelar ao combate à propagação do SARS-CoV-2. Veja-o aqui.

16h40 - Cascais proíbe superfícies comerciais de abrir mais cedo no fim de semana. Os estabelecimentos comerciais do concelho de Cascais (distrito de Lisboa) estão impedidos de abrir mais cedo do que o habitual no fim de semana, segundo um despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras (PSD), e divulgado hoje.

O documento, que foi divulgado na página do Facebook do autarca, determina que os estabelecimentos comerciais do município "deverão respeitar os horários de abertura que atualmente se encontram a praticar, não sendo permitido iniciar a sua atividade mais cedo do que no horário habitual".

16h34 - Belmonte encerra serviços municipais devido a foco de Covid-19. A Câmara de Belmonte encerrou os serviços municipais, que funcionam na Rua Pedro Álvares Cabral, devido a um foco de Covid-19 verificado entre funcionários municipais.

16h27 - Itália regista mais de 37 mil novos casos e 636 mortes em 24 horas. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Saúde italiano indicam que foram registados 37.978 casos de infeção pelo novo coronavírus em Itália, nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de casos sobe para 1.066.401.

16h19 - Governo alemão está cauteloso sobre evolução da pandemia. A chanceler alemã, Angela Merkel, deu hoje poucas esperanças para a reabertura da restauração em dezembro, apesar do otimismo cauteloso sobre a desaceleração da curva de contágios com o novo coronavírus na Alemanha.

15h52 - Surto de Covid-19 adia jogo entre Sporting e VC Viana. O plantel do VC Viana tem um surto ativo de Covid-19 e, por essa razão, o jogo da 13.ª jornada do campeonato nacional de Voleibol, diante do Sporting, foi adiado. O jogo estava agendado para sábado, mas conforme anunciado pelo VC Viana "foram registados três casos positivos em testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 no plantel da equipa sénior masculina".

15h50 - Portugal soma mais 78 mortos e 5.839 infetados pelo novo coronavírus. Portugal registou mais 78 mortes relacionadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo notificado, no mesmo período, mais 5.839 infetados pelo novo coronavírus.  No total, desde o início da pandemia, o país acumula 198.011 casos positivos de SARS-COv-2 e 3.181 óbitos

Esta quarta-feira, sublinhe-se, o país registou o maior número de sempre de óbitos relacionados com a doença, 82. Hoje, com 78 óbitos, Portugal vive o segundo pior dia neste registo. Nos Cuidados Intensivos há, à data, 383 doentes, menos oito face aos dados anteriores.

15h48 - Centro de Saúde de Sines suspende atividade após caso positivo. O Centro de Saúde de Sines (Setúbal) suspendeu hoje a atividade depois de uma funcionária ter testado positivo para o vírus Sars-Cov-2, disse à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

15h45 - Morreram mais dois utentes em lar de Mirandela. Dois utentes morreram e subiu para 52 o número de infeções por Covid-19 no "Hospitel" de Mirandela, após o registo de 29 novos casos positivos para o novo coronavírus, disse à Lusa o provedor da Misericórdia.

15h31 - Medina rejeita abertura de superfícies comerciais às 6h30 em Lisboa. Fernando Medina rejeitou, esta quinta-feira, a abertura de superfícies comerciais às 6h30 na região de Lisboa. Nos próximos dois fins de semanas, em que o Governo previu medidas mais restritas de combate à pandemia, estas unidades comerciais poderão abrir às 08h00

15h29 - EUA não vão precisar de confinamento. "Ajuda está a caminho". Anthony Fauci descartou esta quinta-feira a necessidade de um confinamento a nível nacional nos Estados Unidos devido ao agravamento da situação pandémica no país nesta altura. O principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos pôs de parte essa possibilidade devido ao desenvolvimento das vacinas e por causa do impacto que estas terão.

15h00 - Boa tarde! Começa aqui um novo registo onde vai poder acompanhar todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo. Para ler as notícias desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório