Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Lágrimas e flores: As imagens do regresso de Evo Morales à Bolívia

O ex-presidente boliviano foi recebido por uma multidão na cidade de Chimore, em Cochabamba.

Notícias ao Minuto

08:34 - 12/11/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Evo Morales

O ex-Presidente Evo Morales começou o caminho de regresso à Bolívia na passada segunda-feira, um ano depois da sua saída repentina do país, tendo renunciado à presidência e queixando-se de ter sido vítima de um golpe de Estado.

Quando chegou à Bolívia, esta quarta-feira (dia 11), o antigo governante foi recebido por milhares de pessoas na cidade de Chimore, região onde começou a sua carreira política. 

Apoiantes presentearam-no com flores e muitos choraram de emoção. 

Evo Morales atravessou a fronteira sul com a Argentina, assim que o presidente Luis Arce, que foi seu ministro da Economia, tomou posse. O ex-presidente percorreu mais de mil quilómetros durante três dias e foi acompanhado por cerca de 800 carros, até chegar à Bolívia.

Veja na galeria acima o momento da chegada de Evo Morales. 

É de recordar que o ex-presidente abandonou a Argentina, onde estava desde 12 de dezembro de 2019, regressando agora, um dia depois de o seu partido, Movimento pelo Socialismo (MAS), ter recuperado o poder. 

Evo Morales tinha sido declarado vencedor das eleições de outubro de 2019, para um quarto mandato consecutivo, mas os resultados foram posteriormente anulados, no meio de denúncias de fraude, que ele sempre negou.

Além de regressar no momento em que o MAS voltou ao poder, a justiça boliviana retirou há dias um mandado de prisão contra si, num dos processos judiciais iniciados a pedido do anterior governo provisório de Jeanine Áñez, embora vários processos ainda estejam em aberto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório