Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Coreia do Norte rejeita relatório da agência de energia atómica da ONU

Nações Unidas, 12 nov 2020 (Lusa) -- A Coreia do Norte rejeitou hoje o relatório anual da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) na Assembleia Geral da ONU, instituição que acusou de ser uma "marioneta" nas mãos do Ocidente.

Coreia do Norte rejeita relatório da agência de energia atómica da ONU
Notícias ao Minuto

00:10 - 12/11/20 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

O embaixador norte-coreano nas Nações Unidas, Kim Song, rejeitou "categoricamente" o relatório, ao qual apontou "falta de imparcialidade e objetividade para uma organização internacional" como a ONU, acrescentando que a AIEA "não passa de um joguete político dos países ocidentais".

"A Coreia do Norte jamais terá relações com a AIEA enquanto a esta lhe faltar imparcialidade, objetividade e continuar a ser uma marioneta que dança ao ritmo das forças hostis" a Pyongyang, insistiu o representante do país liderado por Kim Jong Un.

Antes, o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, tinha afirmado que "as atividades nucleares da Coreia do Norte continuam a ser causa de séria preocupação".

"A continuação do programa nuclear do país é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança e é profundamente lamentável. Apelo à Coreia do Norte para que aplique plenamente as suas obrigações estabelecidas pelas resoluções do Conselho de segurança", afirmou o responsável.

A Coreia do Norte abandonou em 2003 o tratado de não-proliferação nuclear e os inspetores da AIEA não puderam mais entrar no país que, entretanto, se tornou uma potência nuclear.

No encontro mantido com o presidente norte-americano Donald Trump, em junho de 2018, Kim Jong Un comprometeu-se a trabalhar para uma "desnuclearização completa" da península coreana, mas o ceticismo sobre a promessa tem vindo a aumentar em face da ausência de avanços concretos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório