Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polónia. Confrontos em marcha da extrema-direita no Dia da Independência

Manifestantes de extrema-direita entraram hoje em confronto com a polícia no decurso de uma marcha em Varsóvia que assinalou o Dia da Independência, apesar da proibição de ajuntamentos públicos devido à pandemia.

Polónia. Confrontos em marcha da extrema-direita no Dia da Independência
Notícias ao Minuto

15:26 - 11/11/20 por Lusa

Mundo Polónia

Muitos participantes deslocaram-se em automóveis e motos para manter o distanciamento social. Mas outros desfilaram a pé, e lançaram foguetes luminosos em direção à polícia de intervenção, indicou a agência noticiosa Associated Press (AP).

Não foram assinalados no imediato detenções ou feridos, apesar de diversas ambulâncias terem sido enviadas para o local.

As autoridades de Varsóvia apelaram à não realização da marcha, ao recordarem a proibição de concentrações com mais de cinco pessoas.

O desfile surge num momento em que milhares de polacos se têm manifestado diariamente contra o Governo da direita conservadora, que em outubro apoiou o reforço das já duras restrições sobre o direito ao aborto.

As marchas do Dia da Independência, organizadas por grupos de extrema-direita, implicam com frequência confrontos com formações de esquerda e a polícia.

O feriado do 11 de novembro assinada a recuperação da soberania da Polónia após a Primeira Guerra Mundial. O Governo conservador tem sido o grande promotor deste evento.

No âmbito das celebrações, prevê-se que o Presidente Andrzej Duda e outros dirigentes assistam hoje a uma missa católica em Varsóvia e a uma cerimónia do render da guarda no Túmulo do Soldado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório