Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Parece um desenho-animado". Mais um restauro fracassado em Espanha

Já se fala num novo fracasso ao estilo de Ecco Homo, pintura que foi arruinada por Cecilia Gimenez em 2012, na localidade de Borja em Espanha.

"Parece um desenho-animado". Mais um restauro fracassado em Espanha
Notícias ao Minuto

11:46 - 11/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pintura

Um pintor, denunciou, nas redes sociais, a forma como ficou uma das estátuas de um emblemático edifício em Palencia, Espanha, após as obras de restauro a que o monumento foi sujeito.

"As fotos estão um pouco desfocadas, mas dá para perceber perfeitamente [...] Alguém fez esta obra-prima e garanto que deve ter cobrado por isto. Mas mais culpa tem a pessoa que encomendou [este trabalho] . Parece uma personagem de desenhos animados", denuncia o homem, referindo que a atrocidade pode ser vista num dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

A sua publicação gerou a indignação de vários residentes na cidade, que partilharam a publicação fazendo piadas sobre a obra de arte que muitos dizem até se parecer com... Donald Trump.

O caso ganhou tanto destaque que até o The Guardian destacou mais esta obra mal conseguida. "O que em tempos foi o rosto sorridente de uma mulher ao lado de algum gado foi substituído por um semblante rude que tem uma ligeira semelhança com o atual presidente dos EUA, Donald Trump", escreve esta publicação.

Este será já o terceiro caso de um monumento espanhol que é ludibriado por um restaurador menos capaz. Para além do restauro do ‘Ecce Homo’, fresco de Elías García Martínez, que foi adulterado pelas boas intenções de uma paroquiana de 80 anos, há ainda o caso do de uma ilustração da luta de São Jorge contra um dragão, numa igreja de Estella, em Navarra, em que o protagonista da estátua ficou com um rosto que parece ter sido submetido a uma ritidoplastia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório