Thulasendrapuram, a aldeia indiana onde o avô materno de Kamala Harris nasceu e cresceu, celebrou a vitória da democrata nas eleições presidenciais nos Estados Unidos com fogo de artifício, música e orações.
À porta das suas casas, os cidadãos daquela pequena aldeia no Sul da Índia, escrevam no chão com giz colorido: "Parabéns Kamala Harris. Orgulhosos na nossa aldeia".
De acordo com a CBS News, dezenas saíram à rua, ao som de música, e foram distribuídos doces tradicionais no dia em que Kamala Harris foi anunciada vice-presidente eleita.
Nos últimos dias, várias pessoas também se têm juntado no templo de Thulasendrapuram para rezar pela norte-americana e por Joe Biden.
"Uma mulher com origens nesta aldeia, desempenha agora um dos altos cargos dos Estados Unidos. É um momento de orgulho", afirmou, em declarações à Reuters, R. Kamaraj, ministro do estado de Tamil Nadu, onde se encontra a aldeia.
Early Sunday morning, firecrackers went off and prayers were held in Thulasendrapuram, India, the ancestral village of VP-elect Kamala Harris, to celebrate her making history to become the first female, Black and South Asian American to win the second-highest U.S. office pic.twitter.com/u4XPhUfbnw
— CBS News (@CBSNews) November 8, 2020
Apesar de todos os familiares de Kamala Harris terem abandonado a aldeia, a vice-presidente eleita não esquece as suas origens e já falou publicamente, por diversas vezes, sobre o seu avô materno, que integrou o movimento para a independência da Índia. Quando se referiu ao familiar, Kamala Harris afirmou que o avô sempre a inspirou pelos seus ideais de liberdade e justiça.
Joe Biden e Kamala Harris foram anunciados no passado sábado como vencedores das eleições presidenciais de 3 de novembro nos Estados Unidos. O democrata vai ser o 46.º presidente e a também democrata Kamala Harris vai ser a primeira mulher vice-presidente do país.