Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: 5,7 milhões de casos no Brasil. Hospital de Braga em imagens

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 5,7 milhões de casos no Brasil. Hospital de Braga em imagens
Notícias ao Minuto

15:40 - 10/11/20 por Sílvia Abreu e Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal registou 62 mortos e 3.817 casos confirmados nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde. Desde o início da pandemia, já foram confirmados 187.237 casos e 3.021 óbitos.

Para combater a propagação do vírus, o Governo decretou um novo Estado de Emergência - em vigor desde as 00h desta segunda-feira -, no qual vigoram medidas como o recolher obrigatório.

As medidas têm causado indignação nos setores da restauração e da hotelaria, que estão entre os mais afetados, uma vez que as novas restrições impõem uma "proibição de circulação na via pública", diariamente entre as 23h e as 5h, com a medida agravada aos fins de semana, em que a circulação é proibida das 13h às 5h.

Reconhecendo o 'golpe' que estas medidas representam, o primeiro-ministro anunciou ontem que o Governo vai aprovar em breve um pacote específico de apoio à restauração nos concelhos mais atingidos pela Covid-19.

Consulte ainda os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h32 - O Brasil reportou 25.012 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 201 óbitos nas últimas 24 horas, avança a Reuters, que cita dados do Ministério da Saúde brasileiro. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados sobe para 5.700.044 e o de vítimas mortais para 162.829. 

O governo brasileiro, deu ainda conta de que os números são parciais, devido a uma falha técnica no seu sistema. 

23h18 - O Norte de Portugal é a região que condensa o maior número tanto de total de casos desde o início da pandemia (91.212) como de vítimas mortais (1.370), registando, nas últimas 24 horas, mais 2.663 infeções e 31 mortes. Hospital de Braga está inserido numa das zonas do país com mais incidência, veja nas imagens como tem sido o dia-a-dia na unidade devido à pandemia.

Notícias ao Minuto© Global Imagens

22h36 - Infeção de profissional encerra a Unidade de Saúde da Lagoa em São Miguel, nos Açores. A Unidade de Saúde da Lagoa, na ilha de São Miguel, está encerrada entre hoje e 20 de novembro, depois de ter sido detetado um caso de Covid-19 num profissional de saúde, informa a administração.

22h31 - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pediu aos responsáveis pelas 10 províncias do país que tomem "a atitude certa" e adotem medidas mais restritivas para combater a rápida propagação do vírus. "Ajam agora para proteger a saúde pública", disse.

22h26 - China reitera que quando tiver vacina será um "bem público global". O vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, afirmou hoje em Macau que quando o país desenvolver uma vacina contra a Covid-19, esta será um "bem público global".

22h13 - Bolsonaro diz que Brasil tem de deixar de ser um país de "maricas". O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou hoje a causar polémica ao afirmar que o Brasil "tem de deixar de ser um país de 'maricas'", referindo-se ao medo em torno da pandemia de Covid-19. "Tudo agora é pandemia. Tem de acabar esse negócio. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. [O Brasil] tem de deixar de ser um país de 'maricas'", disse Bolsonaro, num evento sobre turismo, organizado pelo Governo federal.

22h10 - "A linha SNS24 triplicou a sua capacidade de atendimento em oito meses. Em março podia atender uma média de 10.000 telefonemas por dia e hoje tem capacidade para mais de 30.000", pode ler-se na mais recente publicação da página da República Portuguesa.

22h01 - Organização Mundial de Saúde apela:

  • Lave as mãos
  • Use máscara
  • Mantenha o distanciamento social
  • Cumpra a etiqueta respiratória
  • Abra as janelas (para circular o ar)

21h53 - "Não sou contra as medidas, sou contra vários setores morrerem à fome".  Jessica Athayde disse não ser contra as medidas para travar o contágio do vírus. "Sou contra não haver condições para vários setores não morrerem à fome", disse. 

21h44 - O número de pacientes hospitalizados devido ao novo coronavírus na Califórnia aumentou em 32% nas últimas duas semanas, reporta a Reuters.  

21h42 - Porto sem árvore de Natal e fogo-de-artifício na Passagem de Ano. A Câmara do Porto anunciou hoje que a tradicional árvore de Natal, a inauguração das luzes na Avenida dos Aliados e o tradicional fogo-de-artifício da passagem de ano foram suspensos devido à situação de pandemia.

21h38 - Recolher obrigatório? Aliança quer alteração para as 15h ao fim de semana. O Aliança defende que uma alteração do horário de recolher obrigatório nos próximos dois fins de semana - decretado pelo Governo de António Costa para as 13 horas. Para o partido liderado por Paulo Bento, a limitação de circulação na via pública deveria passar, nestes dias, para as 15 horas, "como forma de salvar as empresas da restauração da falência provocada pelas medidas de confinamento anunciadas". 

21h12 - Enfermeiros do Norte alertam para "rutura" em Penafiel e hospitais vizinhos. A Ordem dos Enfermeiros exigiu hoje uma "intervenção mais musculada" no Tâmega e Sousa onde o número de casos Covid-19 está a "atirar" o hospital de Penafiel e unidades vizinhas para a "rutura", disse o presidente da secção Norte.

"A doença tornou-se incontrolável (...). Já não é só a capacidade do Hospital de Penafiel que está em causa. É dos hospitais à volta. Na primeira vaga [da pandemia da Covid-19] fizeram uma cerca sanitária a Ovar numa situação muito semelhante à que se está a passar no Tâmega e Sousa. Agora decidiram de outra forma por razões que nos parecem meramente políticas. É necessária uma intervenção mais musculada", referiu João Paulo Carvalho, em declarações à Lusa.

20h42 - Acordo sobre orçamento plurianual da UE é "passo importante". A CIP - Confederação Empresarial de Portugal disse hoje que o acordo entre o Parlamento Europeu (PE) e o Conselho sobre o quadro financeiro plurianual "é um passo muito importante" no combate aos efeitos da pandemia, segundo um comunicado.

20h41 - Nove infetados em lar para jovens com deficiência em Vizela. Em comunicado, a autarquia do distrito de Braga acrescentou que a situação está "a ser monitorizada pela Delegada de Saúde" a que a autarquia "encontra-se também a acompanhar a situação".

20h40 - Madeira com mais 14 novos casos e um total de 204 ativos. A autoridade de saúde da Madeira registou hoje 14 novos casos de Covid-19, ascendendo as situações ativas a 204 doentes e estando 61 outras situações a ser avaliadas.

20h39 - França regista mais 472 mortos nas últimas 24 horas.A França registou 472 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando assim o número de vítimas mortas no país para 41.459, segundo as autoridades francesas.

Há atualmente 31.477 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e 4.736 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

19h25 -  Angola reporta mais 136 novos casos e 109 recuperações. Angola registou mais 136 infeções pelo novo coronavírus e 109 pacientes recuperaram da doença nas últimas 24 horas, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h21 - Evolução da Covid-19 "é muito grave". "A evolução que fazemos recomenda uma atenção e uma prevenção máxima por parte de todos os cidadãos", uma vez que a "evolução epidemiológica é muito grave a nível global", apontou hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, recordando que ultrapassamos esta semana os 50 milhões de pessoas infetadas no mundo e mais de 1,3 milhões de vítimas mortais.

O ministro da Administração Interna frisou que "nestes dois dias de limitação de circulação na via pública verificamos uma adesão generalizada dos cidadãos". "É esse apelo ao respeito por essas regras que fazemos", afirmou.

19h14 - Salas de espetáculos alteram horários e adiam alguma programação. Salas de espetáculos um pouco por todo o país começaram por estes dias a alterar horários ou a adiar programação, contornando as limitações impostas pelo recolher obrigatório, de modo a conseguirem sobreviver a mais uma "machadada" no setor.

19h09 -  O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que coordenou, esta terça-feira, a reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, fala agora ao país. Esta estrutura faz o acompanhamento e produz informação regular sobre as medidas em vigor no território do continente, no âmbito do Estado de Emergência.

19h07 - Tem dúvidas sobre os testes rápidos de antigénio? A DGS ajuda-o. Os testes rápidos de antigénio começaram a ser usados em Portugal, mas ainda podem persistir algumas dúvidas sobre este método de testagem da Covid-19. A este propósito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) fez uma publicação nas redes sociais onde responde a todas as questões essenciais. Consulte aqui.

19h04 - Reino Unido prepara vacinação para dezembro. Hoje, o ministro da Saúde, Matt Hancock, prometeu que o Reino Unido pretende estar pronto para iniciar um programa de vacinação em massa contra a Covid-19 a partir de dezembro se a vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech for confirmada segura. 

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech revelaram na segunda-feira que a vacina que desenvolveram contra o coronavírus mostrou uma eficácia superior a 90%.

18h51 - Matosinhos paga entrega de refeições em casa nos próximos fins de semana. A Câmara Municipal de Matosinhos vai financiar, nos próximos dois fins de semana, a entrega em casa de refeições de restaurantes do concelho, num serviço prestado por 75 táxis, adiantou hoje à Lusa a presidente da autarquia.

18h43 -  Reino Unido regista mais de 500 mortes num dia. O Reino Unido registou 532 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento notável face ao dia de ontem, em que foram 194. Nos últimos sete dias morreram 2.520 pessoas. De acordo com os meios de comunicação britânicos, o país não registava um valor tão alto desde maio.

No último dia foram também registados 20.412 novos casos de infeção, elevando o total acumulado de casos confirmados para 1.213.775.

18h17 - O presidente do Instituto Superior de Saúde (ISS) de Itália, Silvio Brusaferro, afirmou hoje que a pandemia do novo coronavírus continua a crescer no país e que "quatro regiões apresentam alto risco de contágio" e nas quais "é conveniente antecipar medidas mais restritivas".

O representante não identificou as regiões, mas os 'media' italianos estão a avançar que são CampâniaVenetoEmilia-Romagna e Friuli-Venezia Giulia.

18h01 - Falta de turistas fecha 20 hotéis da cidade do Porto em 10 dias. O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) avançou hoje que fecharam 20 hotéis na cidade do Porto nos primeiros 10 dias de novembro, representando 3.200 camas vazias, e apela a medidas de apoio.

17h59 - Espanha regista 411 mortes, o número diário mais alto da 2.ª vaga. O Ministério da Saúde espanhol comunicou ainda, esta terça-feira, 17.395 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.398.613. Dos mais de 17 mil casos, 7.552 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

17h43 - Estudo dinamarquês regista aumento exponencial dos casos de ansiedade. O aumento de casos da Covid-19 tem um efeito exponencial nos casos de ansiedade num país, indica um estudo hoje publicado pelo Instituto dinamarquês de pesquisa sobre a felicidade, em plena segunda vaga na Europa.

17h37 - Já morreram 1.552 homens e 1.469 mulheres com Covid-19 em Portugal. O país ultrapassou esta terça-feira, dia 10 de novembro, a 'barreira' dos três mil mortos pelo novo coronavírus. São já 3.021 no total.

17h36 - Alto funcionário da ONU testou positivo e cumpre isolamento em Lisboa. O secretário-geral adjunto da ONU para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, anunciou hoje que testou positivo para a Covid-19 e que está a cumprir isolamento em Lisboa, após viagem à República Centro-Africana.

17h34 - Apoios extraordinários já abrangeram 2,23 milhões de pessoas. Os apoios extraordinários criados desde março no âmbito da pandemia de Covid-19 abrangeram até agora 2,23 milhões de pessoas e custaram 2.140 milhões de euros, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no parlamento.

17h27 - Museus mudam horários ou encerram ao fim de semana até 23 de novembro. Alguns museus de Lisboa e do Porto anunciaram hoje que decidiram reduzir o horário ou encerrar totalmente, nos fins de semana, em resposta às novas regras de confinamento em vigor até 23 de novembro para combater a pandemia Covid-19.

17h26 - Investigadores portugueses defendem testes alargados a sintomas ligeiros. Investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública defendem que sintomas ligeiros como obstrução ou corrimento nasal, dor de garganta e dores musculares, devem ser valorizados e considerados suspeitos para a realização de testes à Covid-19.

17h25 - Suspensão de testes da Coronavac no Brasil gera descrédito gratuito. O diretor do Instituto Butantan, organização científica e fabricante de vacinas do Brasil, disse hoje que a suspensão dos testes da Coronavac no país, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), gerou um descrédito gratuito.

17h16 - Criado grupo de trabalho que define regras de funcionamento em emergência. A Assembleia da República decidiu hoje criar um grupo de trabalho para, até à próxima segunda-feira, definir as regras de funcionamento dos trabalhos parlamentares durante a vigência do estado de emergência.

17h12 - Itália regista 580 mortes em 24 horas. Os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Saúde italiano indicam que foram registados 35.098 casos de infeção pelo novo coronavírus em Itália, nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de casos sobe para 995.463.

em termos de mortes, foram registadas 580 no último dia, um aumento face ao dia de ontem, em que foram 356. Desde o início da pandemia no país, já morreram 42.330 pessoas.

16h52 - Novas restrições são "pouco claras" e "discricionárias". O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, considera que as novas restrições impostas pelo Governo para o controlo da pandemia são "pouco claras" e "discricionárias", de acordo com um comunicado.

16h40 - A porta-voz do governo espanhol, María Jesús Montero, assegurou, esta terça-feira, após uma reunião do Conselho de Ministros, que o compromisso do Executivo é "baixar o preço das máscaras", referindo que está a ser estudada a "redução do IVA" aplicado ou a revisão do preço máximo definido. 

16h34 - Sabe distinguir Covid-19, constipação e gripe? Neste momento, em que o novo coronavírus continua a ser um (grave) problema em Portugal e no mundo, associado ao facto de estarmos a caminhar a passos largos para a época dos vírus sazonais, a Direção Regional de Saúde dos Açores publicou nas redes sociais um quadro fundamental para todos os portugueses. 

16h30 - Nova área de testes instalada em antigo hospital psiquiátrico de Évora. Uma nova área dedicada à Covid-19 (ADC) vai ser instalada no edifício de um antigo hospital psiquiátrico em Évora, devendo entrar este mês em funcionamento, revelou hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

16h14 - Com os hospitais a atingir a capacidade máxima, há doentes a receber oxigénio nos carros à porta do Hospital Cotugno, em Nápoles. Em declarações ao Il Napolista, o diretor do Serviço de Pneumologia disse que a imagem passada pelos meios de comunicação criou uma sensação de pânico nas pessoas, levando mais pacientes a procurar o hospital.

16h07 - Hospital de Viseu regista dois surtos entre profissionais e utentes. O Hospital de São Teotónio, em Viseu, regista dois surtos por Covid-19 entre profissionais de saúde e utentes, informou hoje a administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).

Trata-se de seis utentes e seis profissionais do Serviço de Ortopedia e de nove utentes e oito profissionais de saúde do Serviço de Gastroenterologia, identificados após rastreio", especifica um comunicado enviado à agência Lusa.

16h02 - "Controlar a pandemia também depende de si", pode ler-se na mais recente publicação na página de Twitter da República Portuguesa, onde é indicado o comportamento que cada um deve ter para travar a propagação da Covid-19.

  • Evite os convívios
  • Limite os contactos sociais ao seu agregado familiar
  • Reduza as deslocações ao essencial
  • Cumpra a Regra dos Cinco

15h56 - Para combater a propagação do novo coronavírus, é essencial quebrar as cadeias de transmissão. Para tal, a Direção-Geral da Saúde relembra os sintomas a que deve estar atento.

  1. Febre
  2. Tosse
  3. Dificuldade respiratória
  4. Perda do olfato
  5. Perda ou diminuição do paladar

15h50 - Bolsonaro declara "vitória" após suspensão dos testes da Coronavac. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, comentou hoje em tom de vitória a suspensão dos testes da Coronavac, vacina chinesa em teste contra a Covid-19, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a morte de um voluntário no país.

15h47 - Açores com 23 novos casos, a maioria em São Miguel. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 23 novos casos positivos de Covid-19, sendo 19 na ilha de São Miguel e quatro na ilha Terceira, onde foi também registada uma recuperação.

15h40 - Vacina tem de ser um bem público para todos, frisa Guterres. O secretário-geral da ONU, António Guterres, exigiu hoje que a vacina contra o novo coronavírus que causa a Covid-19 seja um bem público disponível para todos o mais rápido possível.

"Necessitamos da vacina e de medicamentos para que as nossas sociedades possam recuperar melhor da Covid-19", disse, realçando que deve ser promovida entre todos uma "mudança real" para não se voltar aos sistemas que deram origem ao mundo atual e conseguir sociedades mais resilientes, inclusivas e equitativas.

15h30 - Bruxelas quer contar com seis vacinas e assina com Pfizer dentro de dias. A Comissão Europeia quer assegurar o acesso a seis potencias vacinas para a Covid-19 para distribuir na União Europeia (UE) e vai "nos próximos dias" assinar um contrato de aquisição com as farmacêuticas BioNTech e Pfizer.

15h25 - Fumo branco. PE e Conselho chegam a acordo sobre fundo de recuperação. O Parlamento Europeu e a presidência alemã do Conselho da União Europeia chegaram a acordo sobre o fundo de recuperação, em resposta à crise, e sobre o Quadro Financeiro Plurianual até 2027.

Portugal poderá vir a arrecadar um total de 26,3 mil milhões de euros, 15,5 mil milhões dos quais em subvenções e os restantes 10,8 milhões sob a forma de empréstimos (voluntários) em condições muito favoráveis.

15h20 - Restauração e alojamento perdem 49 mil empregos no 3.º trimestre. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que o setor perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano, de acordo com uma carta aberta enviada ao primeiro-ministro, António Costa. 

"Sabemos do difícil e instável cenário que vivemos, sabemos que a atual situação pandémica nos dificulta a vida a todos, mas não é possível continuar neste rumo desastroso para as nossas atividades económicas", lê-se na missiva.

15h15 - Mais 62 mortos e 3.817 casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Desde o início da pandemia que já foram reportados no país 3.021 óbitos e 187.237 casos confirmados. No último dia, 4.795 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, elevando o total de recuperados para 106.878. 

Confira aqui o boletim:

Boa tarde. Pode acompanhar neste registo as incidências relacionadas com o SARS-CoV-2. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório