Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

O casal filho de imigrantes que está por trás da vacina da Pfizer

Uğur e Özlem conheceram-se enquanto estudavam e até arranjaram tempo para trabalhar no dia do casamento. Agora, a empresa que fundaram vale em bolsa quatro vezes mais do que a companhia aérea nacional alemã.

O casal filho de imigrantes que está por trás da vacina da Pfizer
Notícias ao Minuto

09:18 - 10/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo BioNTech

A notícia de que a vacina da Pfizer/BioNTech mostrou resultados de 90% de eficácia é o grande motivo de celebração do último dia, mas há outro detalhe nesta história que é digno de nota. Em concreto, a história dos cofundadores da BioNTechUğur Şahin e Özlem Türeci. Filhos de imigrantes turcos, conheceram-se num hospital universitário, criaram uma start-up e hoje têm uma empresa farmacêutica com um valor em bolsa quatro vezes superior ao da Lufthansa.

A vacina que é associada à norte-americana Pfizer, que está a trabalhar o seu desenvolvimento, deve o seu princípio ativo - BNT162b2 - à BioNtech, a farmacêutica com sede em Mainz, na Alemanha, que foi cofundada pelo casal.

Filhos de imigrantes turcos que vieram para a Alemanha nos anos 60, para trabalhar na fábrica da Ford, em Colónia, Şahin, de 55 anos, e a sua mulher, Türeci, de 53, conheceram-se enquanto trabalhavam em hospitais universitários.

Criaram o laboratório nas horas vagas, juntamente com o oncologista austríaco Christoph Huber, com o propósito inicial de desenvolver novos tipos de imunoterapia contra o cancro. De acordo com o relato da Reuters, eram tão comprometidos com o trabalho de investigação médica que até trabalharam no próprio dia de casamento.

O casal reorientou os seus esforços quando se soube das primeiras notícias sobre o novo coronavírusUğur Şahin disse à revista alemã Manager Magazin que quando leu sobre o surto de Covid-19 em Wuhan, em janeiro, disse à mulher, Özlem, que "em abril vão ter de fechar as escolas aqui". Agora, estão entre os 100 alemães mais ricos do país.

As ações da empresa subiram 23,4% esta segunda-feira, depois do anúncio de que a vacina contra a Covid-19 mostrou resultados muito positivos na terceira fase de ensaios clínicos, a última fase de testes. Conforme escreve o Guardian, o valor total da farmacêutica em bolsa é agora de 21,9 mil milhões de dólares, mais de quatro vezes superior ao valor da companhia área nacional alemã, a Lufthansa. Um triunfo para uma empresa que se estreou na bolsa norte-americana há um ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório