Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Há 3.817 novos casos, mais de 2.600 são (só) na região Norte

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Há 3.817 novos casos, mais de 2.600 são (só) na região Norte

Portugal reportou hoje mais 62 mortos relacionados com a Covid-19 e 3.817 novos casos de infeção com o novo coronavírus. O boletim da situação epidemiológica da DGS contabiliza, portanto, 187.237 casos de contágios e 3.021 óbitos associados à doença desde o início da pandemia no país.

Na segunda-feira, recorde-se, foi anunciado que a vacina da Pfizer/BioNTech terá 90% de eficácia. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que a vacina da Pfizer "será das melhores" que existem no mercado caso se confirme a eficácia de 90%.

Também ontem, primeiro dia do novo Estado de Emergência e da aplicação do recolher obrigatório, o primeiro-ministro deu uma entrevista à TVI, em que admitiu que "ninguém previa uma segunda vaga tão cedo", mas garantindo que "até agora o SNS não falhou".

Recorde aqui os 121 concelhos com maior incidência de casos de Covid-19 e e aqui todas as novas medidas.

Consulte ainda os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h40 - Encerrámos este registo informativo. Obrigado por ter ficado connosco. Pode continuar a acompanhar as últimas notícias aqui.

15h39 Vacina tem de ser um bem público para todos, frisa Guterres. O secretário-geral da ONU, António Guterres, exigiu hoje que a vacina contra o novo coronavírus que causa a covid-19 seja um bem público disponível para todos o mais rápido possível. "Necessitamos da vacina e de medicamentos para que as nossas sociedades possam recuperar melhor da Covid-19", disse, realçando que deve ser promovida entre todos uma "mudança real" para não se voltar aos sistemas que deram origem ao mundo atual e conseguir sociedades mais resilientes, inclusivas e equitativas.

15h03 Restauração e alojamento perdem 49 mil empregos no 3.º trimestre. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que o setor perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano, de acordo com uma carta aberta enviada ao primeiro-ministro, António Costa. 

15h00 Irão atinge novo recorde de casos diários e avança com mais restrições. O Irão registou um novo recorde diário de casos de Covid-19, ao notificar 10.463 novas infeções nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades iranianas, que anunciaram, entretanto, mais restrições para conter a progressão do novo coronavírus.

14h33 Surto em lar de Mora com nove pessoas infetadas. Um novo surto de Covid-19 num lar do concelho de Mora, no distrito de Évora, já infetou nove pessoas, das quais seis utentes, duas funcionárias e um elemento da direção, revelou hoje o presidente da câmara.

14h19 - Mais 62 óbitos e 3.817 casos de infeção em Portugal. Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas. Há mais 3.817 novas infeções, a maioria na região Norte (2.663), e mais 62 óbitos. De salientar que com estas mortes, o país supera a 'barreira' das três mil vítimas, totalizando desde o início da pandemia 3.021 mortos.

Quanto a internamentos, nas últimas horas foram internadas mais 91 pessoas (2.742 no total) mas saíram de Unidades de Cuidados Intensivos nove doentes, estando neste momento em UCI um total de 382 pessoas. Destaque ainda para os recuperados que hoje superam os novos casos - há mais 4.795 pessoas estão curadas da Covid-19.

14h02 - Comerciantes de Alfama manifestam-se para exigir apoios ao Governo. Empresários e colaboradores da restauração do bairro lisboeta de Alfama vão manifestar-se amanhã junto à Assembleia da República, reclamando apoios ao Governo tendo em conta a pandemia covid-19 e as novas medidas do estado de emergência.

13h46 - Funchal quer manter tradição natalícia da Noite do Mercado com regras. A mara do Funchal está a tentar "manter a componente mais histórica e tradicional" do Natal madeirense, fazendo a Noite do Mercado "regressar às origens" devido aos condicionamentos da pandemia, segundo o presidente da autarquia.

13h21Menos ajuntamentos e convívio são "fundamentais para reduzir transmissão". O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerou hoje que "menos" ajuntamentos e "menos dinâmica" social são dois fatores fundamentais para reduzir nas próximas semanas o número de infetados pela pandemia da Covid-19. "Menos ajuntamentos, menos dinâmica social é fundamental para contribuir para que nas próximas semanas possamos reduzir o índice de transmissão da doença. É essa a nossa maior ajuda que damos àqueles estão a fazer aquilo que só eles podem fazer que é curar, tratar daqueles que estão doentes", disse.

13h17 Lar Sousa Freire em Lousada com 41 utentes e 15 funcionários infetados. Quarenta e um utentes e 15 funcionários do Lar Sousa Freire da Misericórdia de Lousada, distrito do Porto, testaram positivo para o novo coronavírus, revelou hoje a instituição, que ativou o "nível máximo do plano de contingência".

13h13 - DGS lista os sintomas a que deve estar atento. Se tiver algum destes sintomas, não saia à rua e ligue para o SNS 24:

13h05 Pandemia já matou 1.263.890 no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.263.890 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença no final de dezembro. Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 238.251 mortes para 10.110.552 casos, de acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 3.928.845 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são Brasil com 162.628 mortes e 5.675.032 casos, a Índia com 127.059 mortes (8.591.730 casos), o México com 95.255 mortes (972.785 casos) e o Reino Unido Unidos com 49.063 mortes (1.213.363 casos).

12h26 Brigada reforça lar de Arcos de Valdevez com 12 funcionários infetados. O Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), em Arcos de Valdevez, com 10 utentes e 12 funcionários infetados com o novo coronavírus, foi reforçado com uma Brigada de Intervenção Rápida, disse hoje o diretor da instituição.

12h05 Portugal é dos que mais vai sofrer "destruição económica" com a pandemia. A agência Moody’s alertou, esta terça-feira, que a economia portuguesa, à semelhança da grega e italiana, vão assistir a uma "destruição" por causa da pandemia. "Economias como a da Grécia, Portugal ou Itália, nas quais pequenas empresas representam uma grande parte do PIB e do emprego irão sofrer uma maior destruição económica devido a almofadas mais baixas das pequenas empresas, menores alternativas de financiamentos e horizontes mais curtos", refere a agência de notação financeira.

11h51 Detetados dois casos em segundo lar da Casa da Caridade de Ponte de Lima. Uma utente do Centro Comunitário de Refoios, da Casa da Caridade de Ponte de Lima, está infetada com o novo coronavírus, após a confirmação de um caso numa funcionária da instituição, disse hoje o diretor.

11h30 - Número de mortes na Europa vai ultrapassar as 300 mil. De acordo com a Reuters, o balanço de mortes associadas à Covid-19 vai ultrapassar a barreira das 300 mil. As autoridades temem que os registos diários de óbitos e novos casos continuem a crescer à medida que a região entra no inverno. Com 10% da população mundial, a Europa tem quase 1/4 do total de casos de contágio (50.7 milhões) e de mortes (1.2 milhões) a nível global. A Europa contabiliza, nesta altura, 12.3 milhões de casos de contágio confirmados e mais de 295 mil mortes.

11h22 - Suíça reporta mais 5.980 casos de infeção e 107 mortes. O número total de casos de infeção no país é agora de 235.202 e o balanço de óbitos chegou aos 2.683. De acordo com a Reuters, o número de hospitalizações em enfermaria aumentou 243 para 9.448, tendo o governo ativado o exército para ajudar o sistema de saúde a lidar com o aumento de admissões.

11h17Comércio e serviços pedem regresso do lay-off. Foi a "medida mais eficaz". A União de Associações do Comércio e Serviços apela a que o Governo tome medidas "com a máxima celeridade e sem burocracias" para evitar despedimentos e insolvências no setor.

11h16 "É bom que Portugal esteja bem posicionado para ter acesso a esta vacina". Bastonário da Ordem dos Médicos considera novidades sobre vacina desenvolvida pela Pfizer boas notícias e apela ao Governo que prepare o país para o processo de armazenamento e distribuição de vacinas contra a Covid-19.

11h12 País preparou-se para segunda vaga no "outono-inverno", defende Costa. O primeiro-ministro rejeitou hoje a ideia de que o Governo não preparou o país para a segunda vaga da pandemia de Covid-19 no outono-inverno, defendendo que há agora mais meios de atendimento e mais profissionais de saúde.

10h38 Surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados em Alcácer do Sal. Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a Covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local.

10h12 Espanha espera vacinar gratuitamente 10 milhões de pessoas até maio. O governo espanhol deverá comprar 20 milhões de doses da vacina Pfizer para a Covid-19, o que permitirá imunizar gratuitamente 10 milhões de pessoas a partir do fim do ano ou inícios de 2021, anunciou o ministro da Saúde.

9h55Secretário-geral da OLP morreu de Covid-19. O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, morreu hoje, aos 65 anos, devido à Covid-19, disse a presidência palestiniana à agência de notícias AFP.

9h48 Instituto italiano admite descontrolo se aumento das infeções se mantiver. O Instituto Italiano de Saúde (ISS) admitiu hoje a possibilidade de uma epidemia descontrolada em todo o território se continuar o aumento das infeções e a saturação dos hospitais, no último relatório sobre a situação da pandemia de Covid-19. Alguns meios de comunicação avançam hoje que o governo italiano está a equacionar um confinamento nacional se as infeções não diminuírem nos próximos dias.

9h46 "Quando precisamos do SNS desta forma é porque estamos a perder o jogo". Já em plena segunda vaga da pandemia e com memórias do aparente êxito com que foi combatida a primeira, Elisabete Ramos não tem dúvidas de que "não vamos lá com medidas obrigatórias" e de que "a comunicação" é um instrumento de grande importância neste combate. A primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia manifesta ainda a esperança de que este seja um momento em que o papel dos epidemiologistas, mais do que reconhecido, seja compreendido.

9h33 Uma em cada cinco pessoas que estiveram doentes com Covid-19 sofrerão de doença mental no futuro. Aproximadamente uma em cada cinco pessoas vítimas de Covid-19 são diagnosticadas com uma doença do foro psiquiátrico como depressão, ansiedade ou insónia crónica três meses após terem testado positivo para o novo coronavírus, revela um artigo publicado no jornal The Guardian. A análise - conduzida por investigadores da Universidade de Oxford e do NIHR Oxford Health Biomedical Research Centre – apurou ainda que pessoas com doenças mentais pré-existentes apresentavam uma probabilidade 65% superior de serem diagnosticadas com Covid-19, comparativamente a indivíduos saudáveis, mesmo tendo em conta outros fatores de risco como a idade, género, raça e problemas físicos. 

9h17 Centros comerciais querem abrir mais cedo, mas lojas de rua não alinham. Ao que indica o Jornal de Negócios, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) estão unidas com o objetivo de antecipar a abertura das lojas.

9h08 Pelo menos quatro mulheres mortas durante o confinamento em Portugal. O Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR alerta para "um elevado número de ameaças de morte contra mulheres em contexto de violência doméstica" durante os três meses de confinamento no país. Para a associação, é agora imperativo "estender temporalmente" as novas medidas contra a violência doméstica implementadas no início da pandemia.

8h51 Laboratório chinês confiante na CoronaVac apesar de suspensão de testes. O laboratório chinês Sinovac Biotech manifestou-se hoje confiante na segurança da sua vacina experimental contra a Covid-19, apesar da suspensão de um ensaio clínico no Brasil após um "incidente grave".

8h25 "Talvez, em dezembro já possa haver a vacina disponível"Virologista Pedro Simas faz uma análise sobre a vacina que está a ser desenvolvida pela Pfizer. Admitindo que esta poderá chegar aos portugueses até ao final do ano, o especialista sublinha que é necessário fazer uma avaliação com cautela, considerando que ainda não foi disponibilizada informação científica significativa sobre esta vacina.

8h17 Alemanha com mais 15.332 contágios e 154 mortes, 2.º pior registo diário. As autoridades de saúde alemãs reportam esta terça-feira mais 15.332 novos casos de infeção, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), elevando o número total para 687.200. Quanto ao número de óbitos, o total acumulado é agora de 11.506, com mais 154 mortes a serem registadas nas últimas 24 horas, o segundo maior registo diário desde o início da pandemia no país. O maior registo diário teve lugar a 6 de novembro (166 óbitos).

8h10 Brasil suspende ensaios de vacina Coronavac após incidente "grave". A autoridade sanitária do Brasil anunciou hoje que suspendeu os ensaios clínicos da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, contra o novo coronavírus, após um incidente "grave" com um voluntário. Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que decidiu interromper o ensaio clínico da vacina Coronavac "após a ocorrência de um evento adverso grave", em 29 de outubro.

Após alguns relatos de que se trataria da morte de um voluntário, os responsáveis de saúde explicaram que ocorreu, sim, uma morte entre o grupo de voluntários, mas que não está relacionado com o ensaio clínico. O diretor geral do Instituto Butantan em São Paulo, Dimas Covas, indicou que se trata de "um óbito não relacionado à vacina" criticando, até, a decisão de suspender o ensaio.

8h04China reitera que quando tiver vacina será um "bem público global". O vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, afirmou hoje em Macau que quando o país desenvolver uma vacina contra a covid-19, esta será um "bem público global".

8h03Lisboa quase sem vida na primeira noite de recolher obrigatório. Quase sem vida noturna e com o comércio encerrado, a primeira noite de recolher obrigatório em Lisboa, no âmbito do estado de emergência devido à Covid-19, foi marcada por ações de fiscalização nas ruas, inclusive nos transportes públicos.

8h02"Confinamento" é a palavra do ano para a editora do dicionário Collins. O "confinamento", medida restritiva adotada por Governos de todo o mundo para limitar a propagação do novo coronavírus, foi hoje designada palavra do ano 2020 pela HarperCollins, anunciou o grupo que edita o dicionário de inglês Collins.

8h01 - Algumas atualizações da situação pandémica nas últimas horas:

8h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta terça-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de domingo, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório