Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

McConnell diz que Trump tem direito de questionar resultados das eleições

O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, afirmou na segunda-feira que o presidente Donald Trump tem todo o direito de questionar e alegar irregularidades nos resultados das presidenciais.

McConnell diz que Trump tem direito de questionar resultados das eleições
Notícias ao Minuto

06:55 - 10/11/20 por Lusa

Mundo EUA

Na primeira declaração oficial depois das eleições presidenciais norte-americanas, Mitch McConnell escusou-se a reconhecer publicamente a vitória do democrata Joe Biden, "provando que os aliados de Donald Trump se recusam a desafiar o presidente, mesmo na derrota", escreve a Associated Press.

"O presidente Trump está a cem por cento no seu direito de pesar as suas opções legais perante as alegações de irregularidades" nas eleições, afirmou o republicano no Senado.

Mitch McConnell, que na semana passada foi reeleito no Estado do Kentucky, já tinha dito na sexta-feira à imprensa que "declarar que se ganhou a eleição é diferente de acabar a contagem".

Muitos republicanos têm tido dificuldade em criticar diretamente Donald Trump e convencê-lo a aceitar a derrota, mas também têm recusado felicitar Joe Biden pela vitória nas eleições, mesmo que não tenha havido evidências de fraude na votação.

Em privado, escreve a Associated Press, muitos republicanos no Capitólio estão a tentar dar tempo a Donald Trump para, sozinho, aceitar os resultados eleitorais.

Joe Biden foi anunciado no sábado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de novembro.

O democrata -- que vai ser o 46.º Presidente - derrotou Trump, de acordo com várias projeções de órgãos de comunicação social norte-americanos, como, por exemplo, a CNN, The New York Times, The Guardian, entre outros.

A também democrata Kamala Harris vai ser a primeira mulher vice-presidente do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório