Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente polaco omite nome de Biden ao falar de relações bilaterais

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, um reconhecido aliado de Donald Trump, omitiu hoje o nome do Presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden durante uma intervenção por ocasião da ratificação de um acordo de defesa bilateral.

Presidente polaco omite nome de Biden ao falar de relações bilaterais
Notícias ao Minuto

18:24 - 09/11/20 por Lusa

Mundo Polónia

Varsóvia, 09 nov 2020 (Lusa) -- O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, um reconhecido aliado de Donald Trump, omitiu hoje o nome do Presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden durante uma intervenção por ocasião da ratificação de um acordo de defesa bilateral.

Na intervenção, Andrzej Duda frisou os estreitos laços em matéria de defesa que têm existido ao longo da História entre os Estados Unidos e a Polónia.

Referindo-se a "um período muito quente" verificado na política norte-americana nos últimos dias, o chefe de Estado polaco afirmou acreditar que a relação bilateral entre Varsóvia e Washington irá resistir a "qualquer tempestade".

"Estamos a avançar tranquilamente, ratificando hoje este acordo, enquanto aguardamos que o recém-eleito Presidente dos EUA seja empossado e assuma as suas funções", disse Andrzej Duda numa cerimónia em Varsóvia, sem nunca pronunciar o nome de Joe Biden.

Andrzej Duda, apoiado pelo partido Lei e Justiça (PiS), de direita e de retórica populista, foi alvo de críticas por causa da sua reação, classificada por várias vozes como tímida, ao anúncio da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas no sábado passado.

"Parabéns a Joe Biden por uma campanha presidencial bem-sucedida. Enquanto aguardamos a nomeação pelo Colégio Eleitoral [norte-americano], a Polónia está determinada em manter uma parceria estratégica de alto nível e de alta qualidade para uma aliança ainda mais forte", escreveu então o Presidente polaco na rede social Twitter.

Andrzej Duda desenvolveu uma relação pessoal forte com o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, tendo visitado o homólogo na Casa Branca, em Washington, em junho passado.

Foi o primeiro líder estrangeiro a fazê-lo depois de um desagravamento das restrições impostas por causa da pandemia da doença covid-19 nos Estados Unidos.

Durante a visita, que aconteceu poucos dias antes da reeleição de Duda, Donald Trump elogiou o "trabalho formidável" do líder polaco.

O candidato democrata Joe Biden foi anunciado no sábado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de novembro, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump, segundo projeções dos 'media' norte-americanos.

A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.

m

Recomendados para si

;
Campo obrigatório