Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

UE pede a Myanmar que promova inclusão de todos os grupos étnicos

A União Europeia (UE) apelou hoje a Myanmar para que promova a inclusão de todos os grupos étnicos, religiosos e minoritários no país, saudando a participação nas eleições gerais de domingo ainda que condicionadas por limitações constitucionais.

UE pede a Myanmar que promova inclusão de todos os grupos étnicos
Notícias ao Minuto

13:10 - 09/11/20 por Lusa

Mundo Europa

"A UE continua a apelar à plena inclusão de todos os grupos étnicos, religiosos e minoritários do país, incluindo a comunidade Rohingya, e à garantia dos legítimos direitos civis e políticos de todos", segundo um comunicado hoje divulgado, em que a UE apela à "realização de eleições parciais o mais cedo possível nos círculos eleitorais em que o escrutino de novembro não pôde ser realizado.

"Como apoiante de longa data do processo democrático de Myanmar, a UE louva a elevada participação nas eleições e o voto pacífico", lê-se ainda no comunicado que salienta que "a Constituição de 2008 continua a colocar limitações significativas a um processo plenamente democrático em Mianmar e a limitar o exercício dos direitos fundamentais por todos".

Neste sentido, a UE, que aguarda os resultados oficiais das eleições de domingo, apelando a Rangun para melhorarem o quadro regulamentar eleitoral de acordo com as normas internacionais e as melhores práticas.

O partido governante de Myanmar, Liga Nacional para a Democracia (NLD), afirmou no domingo ter conquistado assentos suficientes no Parlamento para ter maioria e manter o poder, apesar de a comissão eleitoral não ter concluído a divulgação dos resultados.

"Posso agora confirmar que garantimos mais de 332 assentos. Queríamos garantir 377 lugares no total. Mas provavelmente será mais do que isso", afirmou Monywa Aung Shin, uma porta-voz do comité de informações do NLD.

A confirmarem-se, os 332 lugares garantem a maioria absoluta no Parlamento, de 642 lugares.

As declarações foram feitas apesar de não haver dados oficiais fidedignos disponíveis sobre a participação dos eleitores e a Comissão Eleitoral da União havia afirmado anteriormente que poderia demorar até uma semana para divulgar os resultados completos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório