Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Uzbequistão usa simulador de pacientes virtuais criado em Coimbra

Uma empresa de Coimbra estabeleceu um acordo com o Governo da República do Uzbequistão para utilização de um simulador de pacientes virtuais nas instituições de ensino superior daquele país.

Uzbequistão usa simulador de pacientes virtuais criado em Coimbra
Notícias ao Minuto

10:25 - 09/11/20 por Lusa

Mundo Universidades

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, a empresa Take The Wind, com sede em Coimbra, refere que assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Saúde e o Ministério da Inovação e Desenvolvimento da República do Uzbequistão sobre a utilização do simulador de pacientes virtuais Body Interact "em todas as instituições de ensino superior do país".

O Body Interact é um simulador de pacientes virtuais que através de casos clínicos construídos sob um algoritmo fisiológico permite aos atuais e futuros profissionais de saúde o treino do pensamento crítico e da tomada de decisão.

"Com casos clínicos desenvolvidos para a área de enfermagem, medicina, socorristas e cuidadores informais, o Body Interact apresenta-se como uma solução de ensino à distância tanto para modo coletivo como individual", é referido.

A nota assinala que a pandemia do coronavírus "mudou a forma como a educação é ministrada em todo o mundo" e "milhões de estudantes continuam a estudar sem irem às suas instituições".

A partir de agora, "também os estudantes do Uzbequistão podem treinar com pacientes virtuais no ambiente seguro das suas casas", sublinha.

O diretor executivo da empresa, Pedro Pinto, citado no comunicado, considera que o acordo estabelecido com o Governo do Uzbequistão reforça "a importância da integração dos pacientes virtuais nos currículos das universidades".

"Com a possibilidade de dar continuidade às práticas clínicas de forma segura e controlada, o Body Interact torna-se uma ferramenta essencial tanto para os professores como para os alunos", concluiu.

A nota lembra ainda, que devido à atual situação epidemiológica, foram introduzidas novas soluções inovadoras no campo da educação.

A aprendizagem à distância "tornou-se a rotina diária de milhões de estudantes e o simulador de pacientes virtuais desenvolvido pela empresa portuguesa foi introduzido em todo o mundo como a solução para a educação clínica", lê-se.

Fortalecer a autoconfiança dos estudantes, promover o sentido de responsabilidade, capacitar a tomada de decisão, desenvolver a capacidade de integração de dados de diagnóstico e a adequação do tratamento, foram os principais benefícios destacados pelo Governo do Uzbequistão para fornecer o 'software' às universidades de medicina do país.

A Take The Wind S.A. é uma empresa portuguesa, sediada em Coimbra e que tem a missão de capacitar os profissionais de saúde, atuais e futuros, a fim de reduzir o impacto dos erros clínicos.

A empresa opera em cerca de 45 países e tem como clientes Sociedades Científicas, Hospitais Universitários, Escolas de Medicina e de Enfermagem e Certificadores de Educação Médica continuada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório