Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Família divide-se. Mulher e genro de Trump defendem que se assuma derrota

Donald Trump ainda não falou ao país depois de Joe Biden ser declarado como presidente eleito, mas não mostra sinais de querer assumir derrota eleitoral.

Família divide-se. Mulher e genro de Trump defendem que se assuma derrota
Notícias ao Minuto

10:05 - 09/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Presidenciais nos EUA

As pessoas mais próximas de Donald Trump terão diferentes ideias de como deverá proceder o líder republicano em relação ao resultado das eleições presidenciais, que este sábado confirmaram Joe Biden como o presidente eleitos dos Estados Unidos. De acordo com fontes próximas da administração, alguns membros da família insistem na teoria de fraude eleitoral, apoiando Trump na intenção de arrastar o processo para os tribunais, ao passo que outros apelam a que o chefe de estado conceda.

Jared Kushner, o genro de Donald Trump e também um dos principais conselheiros da administração, terá aconselhado o presidente cessante que é altura de assumir a derrota eleitoral, de acordo com o apurado pela CNN junto de duas fontes.

A primeira-dama será outro membro da família a aconselhar o mesmo caminho, de acordo com outra fonte próxima da administração, ainda que Melania Trump não tenha comentado publicamente a eleição. Em privado, porém, terá dito ao marido que é altura de conceder a presidência. "Ela falou nisso, como faz muitas vezes", disse a mesma fonte.

Sublinhe-se, porém, que Melania fez uma publicação no Twitter no rescaldo das eleições, ainda que de forma mais neutra. "O povo americano merece eleições justas. Todos os votos legais - não os ilegais - devem ser contados. Temos que proteger a nossa democracia com transparência total".

Em sentido oposto, os dois filhos adultos do presidente incumbente continuam a pressionar para que sejam rejeitados os resultados que dão vitória a Joe Biden. Donald Jr. e Eric continuam a tentar convencer políticos republicanos e apoiantes para que falem publicamente contra os resultados, repetindo alegações não confirmadas de fraude eleitoral.

Família continua a pedir dinheiro aos apoiantes

Donald Trump já recorreu ao Twitter por três ocasiões para contestar os resultados das eleições, dando mostras de que não pretende assumir a derrota. Esta segunda-feira, assim como no domingo, partilhou várias declarações de personalidades ligadas ao partido republicano feitas na Fox News, todas focadas na defesa de que existiu fraude no apuramento dos votos, algo que já foi negado pela comissão eleitoral. 

Entretanto, a campanha de Trump e do vice-presidente Mike Pence continua a enviar mensagens aos seus apoiantes, assinadas também pelos filhos do milionário norte-americano, Lara, Eric e Donald Jr., pedindo fundos para o que designam como 'Fundo Oficial de Defesa Eleitoral' (inicialmente batizado 'Defesa das Eleições').

A equipa jurídica do republicano tentou submeter ações judiciais para parar de contar os boletins de voto que chegaram após o encerramento das urnas, mesmo que o carimbo do correio prove que foram enviados a tempo, e, noutros casos, para pedir a recontagem de votos - algo que não tem diferença significativa na contagem final.

O presidente ainda não fez nenhuma declaração oficial ao país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório