Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Orban pede que não se comente no estrangeiro a contagem de votos nos EUA

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, considerou que não se deve comentar no estrangeiro sobre a tensa contagem dos votos nos Estados Unidos, voltando a mostrar simpatia pelo Presidente cessante norte-americano, Donald Trump.

Orban pede que não se comente no estrangeiro a contagem de votos nos EUA
Notícias ao Minuto

12:57 - 06/11/20 por Lusa

Mundo Hungria

"Respeitemos os Estados Unidos e não caiamos no erro de qualificar os outros. Apesar de Trump não o ter feito, os seus antecessores democratas fizeram-no, viam os EUA como um estandarte moral e falavam com os outros e sobre os outros com base nisso", disse Orban à rádio pública Kossuth.

Os votos das eleições presidenciais de terça-feira continuam a ser contados nos Estados Unidos e Trump insistiu na quinta-feira que é objeto de fraude eleitoral.

O republicano Donald Trump tem já 214 delegados assegurados no Colégio Eleitoral e o democrata Joe Biden conta com 264 delegados. O vencedor deve conseguir 270.

"Não qualifiquemos os EUA, eles escolhem os seus líderes", salientou Orban, que em outubro disse que "fazia figas" para que Trump fosse reeleito.

Para Orban, acusado de desvios autoritários, as relações entre Budapeste e Washington melhoraram sob a presidência de Trump, que considera "um presidente amigo da Hungria".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório