Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Furacão Eta causou pelo menos 57 mortos na América Central

Pelo menos 57 pessoas morreram na América Central devido ao furação Eta, que causou chuvas fortes e inundações de casas desde o Panamá à Guatemala na quinta-feira e que segundo os meteorologistas está a caminho de Cuba.

Notícias ao Minuto

06:20 - 06/11/20 por Lusa

Mundo Furacão

Segundo noticia a agência AP, a tempestade que já teve mais força é agora uma depressão tropical, mas deve recuperar e dirigir-se para Cuba e possivelmente para o Golfo do México no início da próxima semana.

A tempestade, que atingiu a Nicarágua como um furacão de categoria quatro na terça-feira, transformou-se numa tempestade tropical.

No entanto, a forte chuva que causou fez com que grande parte da América Central tivesse permanecido em alerta máximo.

Governos e organizações de ajuda alertaram que as cheias e os deslizamentos de terra causados pelas chuvas fortes criaram um desastre humanitário em grande parte da região.

Quinta-feira à tarde, o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, explicou que o mau tempo causou pelo menos 25 mortos, devido a deslizamentos de terras na cidade de San Cristobal Verapaz.

O mesmo fenómeno em Huehuetenango resultou em pelo menos mais 12 mortos, e outras cinco pessoas morreram na Guatemala em outras localidades, acrescentou.

A estes números somam-se as 13 vítimas mortais nas Honduras e as duas na Nicarágua, com as autoridades do Panamá a relatarem ainda oito desaparecidos.

O Eta teve ventos na ordem de 55 quilómetros por hora e moveu-se de norte a noroeste a 13 quilómetros por hora.

Quando o que sobrou da tempestade voltar para as Caraíbas, irá recuperar força e tornar-se numa tempestade tropical, segundo as previsões.

O Eta deve mover-se lentamente em direção a Cuba e a Flórida, e na próxima semana deve dirigir-se para o Golfo do México.

"O que restar quando sair da América Central ainda vai demorar um pouco. Não estou convencido que já terminou", destacou o investigador de furações da Universidade do Colorado, Phil Klotzbach.

E acrescentou que "os ventos não serão o problema, mas a chuva".

Fique com as imagens na galeria. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório