Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades belgas apreendem um recorde de 11,5 toneladas de cocaína

As autoridades policiais belgas anunciaram hoje terem apreendido um recorde de 11,5 toneladas de cocaína pura a bordo de um contentor proveniente da Guiana, no quadro de uma operação de desmantelamento de uma organização criminosa.

Autoridades belgas apreendem um recorde de 11,5 toneladas de cocaína
Notícias ao Minuto

17:15 - 05/11/20 por Lusa

Mundo Bélgica

Num comunicado, as autoridades referem que a mercadoria, entretanto já destruída, foi apreendida no porto de Antuérpia (norte) e tinha como destino os Países Baixos.

O valor de mercado das 11,5 toneladas de cocaína pura está estimado em cerca de 450 milhões de euros.

A apreensão ocorreu no quadro de uma investigação da justiça belga iniciada em fins de 2019, após a descoberta de 2,8 toneladas de cocaína.

Os desenvolvimentos permitiram o desmantelamento de uma organização criminosa internacional "bem estruturada" e suspeita de expedir regularmente grandes quantidades de cocaína desde a América do Sul para a Bélgica, indica o comunicado.

Segundo o documento, a 01 de outubro foi feita uma interpelação a cerca de três dezenas de pessoas na Bélgica, nos Países Baixos e em Espanha, na sequência de 70 buscas. Na ocasião, foram detidos 22 suspeitos, que se encontram em prisão preventiva, bem como apreendidos quase três milhões de euros.

A investigação revelou que um outro lote de cocaína estaria a chegar à Bélgica a bordo de um navio proveniente da América do Sul.

Os contentores suspeitos foram transportados por barco até ao porto belga de Zeebrugge e depois transportados numa barcaça até ao de Antuérpia.

A 27 de outubro, os investigadores procederam à inspeção de cinco contentores e, no interior de um deles, onde se descobriu a droga.

A apreensão deu origem a cinco novas buscas, que permitiram a detenção de dois suspeitos na Bélgica e um nos Países Baixos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório